Os pontos de pressão podem ser usados em uma emergência para reduzir a circulação nas áreas do corpo. Ao reduzir o sangramento, você pode permitir que um paciente possa sobreviver à espera para receber atendimento médico, bem como evitar que a vítima entre em choque. Em um acidente grave, pode haver sangramento interno, que não pode ser interrompido por pressão direta. Se a pessoa estiver vomitando sangue, contusões ou outros sinais de possível dano ósseo ou sangramento da genitália, não tente intervir. Se a pessoa tem pele fria e úmida ou parece estar lutando para respirar uniformemente, a situação também pode ser fatal. Procure atendimento médico urgente imediato. Caso contrário, você pode começar ajudando a pessoa a sentar-se ou a deitar-se. Se possível, eleve o membro afetado ou a cabeça acima do coração para reduzir o fluxo sanguíneo para a ferida. Em seguida, localize uma sensação de pulsação no ponto de pressão adequado.
Face /Head Wounds
Trace do canto externo do olho em direção à orelha. Você vai sentir um mergulho perto de onde a orelha começa a se estender da cabeça. Pressione e segure, para confirmar que você sente um pulso, o que indica a artéria temporal.
Ferimentos no pescoço
Trace do meio da maçã do adão e pare um pouco antes dos músculos do pescoço. Você deve sentir um pulso forte aqui, indicando a artéria carótida, que fornece sangue ao cérebro. Não aplique pressão por um longo tempo, pois isso pode levar à perda de consciência.
Ferimentos do Braço /Cotovelo:
Acesse a artéria braquial no lado interno do braço, acima do osso do cotovelo, entre os grandes músculos do braço. Isto pode não ser tão aparente como a artéria carótida.
Encontre a artéria femoral no meio da dobra inferior da virilha, entre a virilha e a parte superior da coxa. Isso também é conhecido como "linha do biquíni". Essa artéria pode exigir uma pressão substancial, pressionando com toda a palma da sua mão, para reduzir sua circulação.
Ferimentos na Pata Inferior