A gota, um tipo de artrite, está afetando mais pessoas nos Estados Unidos hoje. De acordo com o MedlinePlus, 3,9% da população, ou 8,1 milhões de americanos, sofreram de gota em 2008, um aumento em relação aos 2,7% que sofreram ataques de gota no final dos anos 80 e início dos anos 90. Uma construção de cristais de urato nas articulações, principalmente o dedão do pé, causa a dor, a venda e a vermelhidão da gota. Embora a obesidade e a pressão alta possam aumentar o risco de gota, os pesquisadores recentemente sugeriram refrigerante, mas não refrigerante dietético, como um possível gatilho da gota.
Cristais de urato se formam em pessoas que têm altos níveis de ácido úrico no sangue. A decomposição das purinas encontradas nos alimentos e também produzidas naturalmente pelo seu corpo leva à produção de ácido úrico. A frutose, o açúcar encontrado em refrigerantes adoçados, bem como outras bebidas, como suco de frutas, é o único açúcar associado a um aumento do risco de gota, segundo relatórios da Johns Hopkins Medicine. Porque a dieta refrigerante não contém frutose, beber refrigerante diet não aumenta o risco de desenvolver gota.
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Artrite do Canadá e relatado em 15 de janeiro de 2008 questões de "Artrite e Reumatismo" examinou a conexão entre refrigerantes e ácido úrico. O estudo, relatado pelo médico reumatologista Hyong Choi, examinou dados da Terceira Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição realizada entre 1988-1994. A revisão constatou que os níveis séricos de ácido úrico aumentaram proporcionalmente ao número de refrigerantes consumidos por dia. Pessoas que bebiam suco de laranja diariamente tiveram um aumento modesto nos níveis de ácido úrico também. A frutose acelera a síntese de purinas, enquanto outros açúcares simples não, de acordo com o relatório. Refrigerantes diet não aumentaram os níveis de ácido úrico.
O Centro de Pesquisa em Artrite do Canadá também publicou um relatório no “British Journal of Medicine” de janeiro de 2008, que examinou dados do Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde. , que acompanhou 46.393 homens por um período de 12 anos. Este estudo descobriu que os homens que tomavam duas ou mais porções de refrigerante contendo frutose por dia tinham 85 por cento mais probabilidade de desenvolver gota do que aqueles que classificaram apenas uma porção por mês, informa a Johns Hopkins Medicine. Os homens que bebiam apenas um refrigerante por dia aumentaram seu risco em 45%, de acordo com o estudo. Sucos ricos em frutose, bem como frutas também aumentaram o risco de desenvolver a gota, mas refrigerantes diet não.
Prevenção
Beber refrigerante diet em vez de refrigerante contendo frutose pode reduzir o risco de desenvolver a gota. Beber refrigerante dietético também irá reduzir as calorias, o que pode levar à perda de peso e à diminuição de outro fator de risco para a gota - a obesidade.