Os amantes do chocolate, alegram-se. Quando consumido com moderação, as gotas de chocolate meio amargo contendo 70% de cacau podem oferecer mais benefícios para a saúde do que você jamais sonhou ser possível. Estes pedaços saborosos podem oferecer um estímulo rápido, baixar a pressão arterial, controlar o apetite e melhorar a circulação sanguínea. Em suma, desfrutando de chips de chocolate meio amargo e saudável pode manter seu cérebro afiado, seu sangue fluindo e seu coração saudável.
Origens de Chocolate
Cacaueiros (Theobroma cacao) originaram-se na América do Sul e Central. A carne branca macia que engloba os grãos de cacau era comida e apreciada pelos membros dos olmecas, maias e astecas. Junto com as descobertas modernas dos benefícios do chocolate, os líderes de cura dessas tribos usavam chocolate para tratar febre, falta de ar e coração fraco. Uma pasta feita a partir do feijão também foi usada para ajudar os pacientes a consumir medicamentos menos atraentes. Mais tarde foi descoberto que o chocolate teve um efeito acelerador sobre os remédios tomados, um fato bem conhecido entre os boticários de hoje. Não foi até 1828 que o chocolate se tornou um tratamento popular entre os europeus.
Proteção antioxidante
O chocolate semisweet contém um impressionante valor de capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC) de 18.053 micromoles em 100 gramas. Estes poderosos antioxidantes são responsáveis por proteger seu corpo dos radicais livres de oxigênio que causam a idade. Os flavonóides do chocolate meio amargo ajudam a proteger seu colesterol LDL da oxidação, evitando assim o temido “colesterol ruim”. Curiosamente, de acordo com a Universidade de Harvard, quando o chocolate é combinado com o leite, esses benefícios antioxidantes são evitados. Tradicionalmente, o chocolate semisweet não contém leite, mas os fabricantes podem ter licenciamento artístico nesta tradição, por isso leia o rótulo antes de consumir este saboroso tratamento.
Heart Health
O chocolate é embalado com polifenóis, incluindo catequinas e procianidinas, que provaram inibir a oxidação e a aterogênese da LDL. Um estudo publicado pelo "American Journal of Clinical Nutrition" concluiu que tomar 26 gramas de pó de cacau e 12 gramas de açúcar por dia durante 12 semanas, suprimiu a oxidação do LDL. Esta supressão permitiu que as boas concentrações de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) aumentassem, resultando assim numa melhoria geral do nível de colesterol.
Brain Health
Porque o chocolate é rico em flavanóis, que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo , seu cérebro se beneficia imensamente. Segundo o "International Journal of Medical Sciences", a matéria cinzenta no cérebro aumenta de duas a três horas após o consumo do chocolate. Esses altos níveis de triptofano, fenilalanina e tirosina são aminoácidos que fornecem compostos ricos em nitrogênio - os blocos básicos de construção das proteínas. Como dois desses aminoácidos atuam como precursores da adrenalina e da dopamina, o chocolate induz sensações de prazer. Então, adicionar um punhado de gotas de chocolate meio amargo a uma xícara fumegante de leite de coco quente pode ser exatamente o que você precisa para manter seu cérebro afiado, saudável e feliz.
Gerenciamento da Dor -
Combine este tratamento com um copo de vinho tinto, e você tem uma poderosa combinação de antioxidantes que fornece um polifenol chamado resveratrol, que provou ser eficaz na redução da inflamação. Porque o chocolate também é rico em magnésio, seus músculos excessivamente apertados podem agradecer também.
Doses moderadas
Entregar um punhado pequeno (aproximadamente 15 gramas) de raspas de chocolate meio amargo contendo 70 por cento de cacau oferece uma infinidade de benefícios para a saúde, mas é uma indulgência. Moderação é a chave. Algumas pessoas têm reações negativas ao chocolate e podem estar tomando medicamentos que contradizem o consumo de chocolate, por isso, consulte o seu médico antes de explorar este tipo de tratamento.