A proporção BUN-a-creatinina é uma medida laboratorial de rotina usada por seu médico para avaliar a função de seus rins. É calculado dividindo a concentração sérica de BUN pela concentração sérica de creatinina. Várias condições que afetam os rins alteram essa proporção de maneira previsível antes mesmo de apresentar sintomas. Portanto, é uma proporção útil ao monitorar mudanças sutis em sua saúde renal.
Função renal
Seus rins são capazes de sustentar danos significativos antes de mostrar quaisquer sintomas clínicos, tais como alterações no volume da urina ou cor. Isso ocorre porque os rins são compostos de uma abundância de néfrons, que ajudam a produzir urina. O número de néfrons com os quais você nasceu é muito maior do que o número que você precisa para sobreviver. Isso cria um grande buffer para danos nos rins; portanto, embora você não esteja exibindo nenhum sintoma óbvio, seus rins podem estar sob ataque de um processo de doença desconhecida.
BUN
BUN significa Blood Urea Nitrogen. Esta molécula é um produto da degradação de proteínas e está tipicamente presente em seu sangue em uma concentração estável. Geralmente, a concentração de BUN está relacionada à sua massa muscular total, já que os músculos estão constantemente passando por processos de decomposição e reconstrução, liberando proteína rica em nitrogênio em seu sangue. BUN é um produto residual, mas sua excreção não é ativamente controlada. Sua capacidade de permear as membranas nos permite usá-lo como uma medida da taxa de urina que flui através dos néfrons.
Creatinina
A creatinina também é liberada no sangue pelo músculo, mas suas propriedades permitem que o rim manipule. de uma maneira diferente. Nefrónios são capazes de reabsorver ativamente e secretar creatinina. Ao medir a quantidade de cretinina no sangue, o médico pode avaliar como seus rins estão lidando com essa molécula única.
Diferentes proporções
A proporção de uréia para creatinina no sangue muda de forma previsível quando diferentes doenças afetar o rim. De acordo com a Mayo Clinic, a variação na relação BUN /creatinina pode indicar ao médico não apenas que existe um problema renal, mas também aproximadamente onde o problema está localizado.
Aplicações
Um BUN normal : a razão de creatinina é 15: 1, de acordo com a “Fisiopatologia Renal”. Quando a razão se aproxima de 20: 1, sugere um problema com o fluxo sanguíneo para o rim; isso pode ser causado por condições como insuficiência cardíaca ou choque. Alternativamente, uma razão BUN: creatinina de 10: 1 sugere uma doença renal intrínseca, como glomerulonefrite ou necrose tubular aguda.