O coração é composto de quatro câmaras: os átrios direito e esquerdo e os ventrículos direito e esquerdo. O sangue entra no coração no átrio direito e viaja para o ventrículo direito, depois para os pulmões (via artéria pulmonar). O sangue entra novamente no coração através do átrio esquerdo e vai para o ventrículo esquerdo, onde é bombeado para fora do coração pela aorta. A American Heart Association explica que, a cada vez que o sangue sai de uma das câmaras do coração, ele é impedido de fluir para trás por uma válvula. Às vezes, as válvulas cardíacas podem ficar danificadas ou ter um defeito que as impede de fechar completamente, fazendo com que elas se tornem vazadas. Isso faz com que uma condição conhecida como regurgitação de válvula cardíaca
Efeitos diretos da válvula de coração com vazamento Quando uma válvula cardíaca se torna um vazamento, o sangue começa a fluir no sentido inverso da sua direção normal. Isto significa que quando o coração bombeia sangue, não se bombeia tanto sangue para a frente. Segundo o Instituto do Coração do Texas, isso tem dois efeitos imediatos. Primeiro, o fluxo sangüíneo por todo o corpo será prejudicado, o que pode levar os pacientes a ficarem facilmente cansados e fatigados, já que seus músculos não recebem oxigênio suficiente quando estão ativos. Como o fluxo sanguíneo é prejudicado, o corpo envia sinais para o coração que precisa bombear com mais força. Com o passar do tempo, as tentativas do coração de bombear com mais força farão com que ele se torne maior e dilatado, o que pode tornar mais provável um ataque cardíaco. A má circulação também pode causar tosse crônica para desenvolver, bem como inchaço dos tornozelos e pés.
Efeitos indiretos
De acordo com a Clínica Mayo, há uma série de complicações que podem se desenvolver ao longo do tempo como resultado de uma válvula cardíaca com vazamento. Quando o coração tenta bombear com mais força, a tensão extra pode fazer com que o ventrículo esquerdo aumente. Se o ventrículo esquerdo ficar muito grande, na verdade ficará mais fraco, fazendo com que o coração deixe de ser bom para bombear sangue (insuficiência cardíaca). Válvulas cardíacas com vazamento também podem fazer com que o coração desenvolva um batimento cardíaco irregular, o que pode causar batimentos cardíacos caóticos e descontrolados. Válvulas cardíacas regurgitadas também são mais propensas a se infectarem com bactérias, levando à endocardite. Também pode levar à hipertensão pulmonar, que ocorre quando as artérias que levam aos pulmões desenvolvem pressão alta, o que pode fazer com que elas sejam bloqueadas.