A hemorragia esofágica ocorre quando as varizes (veias dilatadas) do esôfago sangram extensivamente, de acordo com a biblioteca médica on-line Merck Manuais. Merck Manuais relata que a principal causa de varizes é a cirrose do fígado, que é onde o tecido no fígado é substituído pelo tecido cicatricial não funcional. A Fundação Americana do Fígado relata que a causa mais comum de causa de cirrose hepática nos Estados Unidos é o alcoolismo, e é responsável por aproximadamente 40% das mortes causadas pela cirrose hepática.
Sangramento
O principal sintoma de Hemorragia esofágica é hemorragia súbita no trato gastrointestinal superior, de acordo com Manuais Merck. Merck Manuais relata que o sangramento é muitas vezes do esôfago distal, ou seja, a parte do esôfago mais próxima do estômago. Segundo a Clínica Mayo, o sangue que normalmente flui para o fígado fica bloqueado devido à cirrose hepática. O sangue então volta para os vasos sanguíneos menores e mais frágeis do esôfago. Quando a pressão nos vasos do esôfago se torna muito alta, o sangue pode vazar dos vasos para o esôfago. Se a pressão for excessivamente alta, as varizes podem estourar, resultando em um fluxo maciço de sangue para o trato gastrintestinal. A Clínica Mayo informa que cerca de 1/3 das pessoas com vasos sanguíneos aumentados no esôfago experimentam sangramento. Outros sintomas de hemorragia esofágica associada a sangramento são o vômito e a presença de sangue nas fezes. O sangramento no esôfago é muito grave: Merck Manuais relatam que a morte por hemorragia esofágica pode ser maior que 50% dos casos.
Pressão sangüínea baixa
Por causa da perda de sangue dos vasos sangüíneos, existe uma redução global da pressão arterial, de acordo com a Clínica Mayo. Isso pode resultar em uma redução na micção devido a menos fluido sendo processado pelos rins. A pessoa afetada também pode sentir sede intensa. Se muito pouco sangue atinge o cérebro devido à pressão arterial baixa, ele pode sentir tontura e sensação de tontura.
Encefalopatia Hepática
Outro sintoma de hemorragia esofágica devido ao alcoolismo, de acordo com Manuais Merck, é encefalopatia hepática . O MedlinePlus, uma enciclopédia médica on-line associada à Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, detalha as causas e sintomas dessa condição, que ocorre quando a cirrose do fígado é grave. Um dos trabalhos do fígado é processar substâncias tóxicas, como a amônia, em substâncias não tóxicas. Se o fígado estiver danificado devido à cirrose induzida pelo álcool, estas substâncias podem acumular-se no organismo e causar danos cerebrais (encefalopatia). É importante ressaltar que o MedlinePlus relata que um dos fatores desencadeantes da encefalopatia hepática é o sangramento no esôfago.