Painel da LFT
Um painel da LFT inclui medições de várias substâncias na corrente sanguínea que podem indicar doença hepática. Os produtos químicos tipicamente medidos incluem bilirrubina e enzimas designadas pelas abreviaturas AST, ALT, ALP e GGT. Outras substâncias também podem ser medidas para avaliar a sua saúde geral do fígado.
Destruição anormal de glóbulos vermelhos A bilirrubina é produzida a partir da degradação de antigos glóbulos vermelhos. Tem uma cor amarelada e é normalmente processada através do fígado e no intestino. Quando doenças ou drogas causam uma destruição anormalmente rápida das células vermelhas do sangue, a capacidade do fígado de lidar com a bilirrubina é sobrecarregada e os níveis sanguíneos aumentam. Parte do excesso de bilirrubina da corrente sanguínea é excretada na urina, fazendo com que ela apareça em amarelo intenso ou laranja. Uma bilirrubina sangüínea elevada é geralmente o único componente do painel inicial da LFT que é anormal quando você tem doença hepática.
A destruição das células hepáticas
A hepatite devida a vírus, álcool e drogas danifica as células do fígado, assim como uma série de outras doenças, como choque e infecções generalizadas da corrente sanguínea. As células do fígado contêm certas enzimas, especialmente aquelas chamadas de aminotransferases. ALT e AST são aminotransferases presentes em altas concentrações nas células do fígado. Danos nas células do fígado causam o vazamento dessas enzimas para a corrente sanguínea. Quando sua ALT e AST estiverem elevadas junto com a bilirrubina, seu médico realizará exames adicionais para determinar que tipo de dano hepático você está experimentando.
Obstrução dos ductos biliares
As enzimas conhecidas como ALP e GGT estão distribuídas em todo o seu corpo. corpo, mas estão particularmente concentrados nas células que revestem os ductos biliares. O bloqueio desses ductos - devido a cálculos biliares, câncer ou outras doenças ou lesões - danifica as células de revestimento e aumenta os níveis de bilirrubina, ALP e GGT. Quando essas substâncias são elevadas, o próximo passo na avaliação de sua condição é provavelmente uma radiografia especial ou outro meio de inspecionar os ductos biliares. Elevação leve de LFT e urina laranja - Apesar do nome, exames de função hepática anormais nem sempre indicam doença hepática. Uma ou outra das substâncias medidas pode ser modestamente aumentada em pessoas normais. Seu médico irá considerar outras causas de urina laranja - como desidratação, medicamentos e corantes - se seus testes de função hepática são minimamente anormais.