casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Gases do Sangue Arterial na COPD

A DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica, geralmente consiste em bronquite obstrutiva crônica e enfisema. A Biblioteca Médica On-line dos Manuais da Merck relata que cerca de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm DPOC e, em 2003, a DPOC causou 122.000 mortes. A causa mais comum da DPOC é fumar produtos de tabaco. A medição dos gases sanguíneos arteriais, chamada de teste ABG, é um indicador da função pulmonar e pode ser usada em conjunto com outros testes de respiração e radiografias de tórax para diagnosticar DPOC.

Oxigênio

O oxigênio é um gás do sangue arterial e é exigido por todas as células do corpo para o metabolismo. O oxigênio é inalado pelos pulmões, onde se dissolve no sangue. Uma vez no sangue, o oxigênio é ligado à proteína, a hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos se movem através dos vasos e transportam oxigênio para todos os tecidos do corpo. Uma diminuição no fluxo de ar nos pulmões, causada pela DPOC, pode reduzir o nível de oxigênio no sangue.

Dióxido de carbono

Durante o metabolismo, o dióxido de carbono é liberado como um resíduo e deve ser removido do corpo . O dióxido de carbono é absorvido pela corrente sanguínea dos tecidos e transportado principalmente no sangue como bicarbonato. A quantidade de dióxido de carbono dissolvido no sangue correlaciona-se com a acidez do sangue, também conhecida como pH. O dióxido de carbono é liberado do sangue para os sacos aéreos alveolares no pulmão e expelido das vias aéreas. O processo de mover o oxigênio para o corpo e o dióxido de carbono é chamado de troca gasosa. Uma pessoa com DPOC pode apresentar níveis aumentados de dióxido de carbono, bicarbonato e pH sangüíneo.

ABG Test

Um artigo no MedLine Plus relata que a função respiratória normal é indicada por uma pressão parcial de oxigênio que está entre 75 e 100 milímetros de mercúrio, ou mmHg, uma pressão parcial de dióxido de carbono entre 35 e 35 mmHg, um pH entre 7,35 e 7,45 e uma concentração de bicarbonato de 22-26 miliequivalentes por litro. Uma pessoa com DPOC pode ter um pH aumentado e pressão parcial de dióxido de carbono, porque não há dióxido de carbono suficiente sendo trocado nos pulmões. Pessoas com DPOC também podem exibir baixos níveis de oxigênio dissolvido e saturação de oxigênio. A saturação de oxigênio é uma medida de quanto oxigênio está ligado à hemoglobina e é expresso como uma porcentagem. Saturação de oxigênio menor que 94 por cento indica diminuição da função respiratória.

, , ] ]