Feridas ou escaras, úlceras de pressão ou úlceras por pressão, se formam quando a circulação é interrompida em certas áreas do corpo, por permanecer na mesma posição por períodos prolongados. As pessoas que estão acamadas ou em cadeiras de rodas são mais propensas a desenvolver escaras se não conseguirem assistência para mudar de posição com freqüência suficiente. Os pacientes mais velhos são especialmente suscetíveis às feridas por causa de sua pele mais fina.
Feridas por leito podem causar dor moderada a intensa, ardor e prurido. A pele pode empolar e danificar os tecidos da pele quando a ferida não é tratada imediatamente. As úlceras de feridas mais graves, classificadas como feridas do quarto estágio, podem resultar em feridas profundas suscetíveis à infecção.
As escaras também podem afetar os músculos, ossos e articulações se o paciente não receber o tratamento adequado. O tratamento em casa é vital nos primeiros sinais de escara, e o tratamento médico é frequentemente necessário para feridas e feridas graves que não melhoram com os métodos de tratamento em casa.
Alívio da pressão
É importante aliviar a pressão de a área afetada no primeiro sinal de uma ferida em desenvolvimento, que normalmente se manifesta como pele quente, vermelha ou arroxeada. Almofadas e almofadas de espuma podem ajudar a aliviar a pressão em uma ferida em desenvolvimento se o paciente não puder ser movido para uma posição que não coloque peso na ferida. Cobrir a ferida com gaze ou uma bandagem úmida pode ajudar a aliviar a pressão na ferida e evitar que ela fique irritada esfregando a roupa ou a roupa de cama.
Alívio da dor
Analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno, podem ajudar a aliviar um pouco do desconforto associado às úlceras do leito quando tomados como indicado. Cremes antibióticos tópicos podem ajudar a manter a ferida úmida quando você aplicar uma atadura ou curativo e reduzir o risco de infecção.
Embeber a área afetada em água morna pode ajudar a aliviar as feridas doloridas e aliviar temporariamente as sensações de ardor ou queimação. Banheiras de hidromassagem são os melhores como eles ajudam a remover a pele morta e danificada ao redor da ferida enquanto acalma a pele.
Nutrição Nutrição adequada é extremamente importante para pacientes com feridas. Uma dieta com quantidades adequadas de proteínas, vitaminas e minerais pode ajudar a promover a cura e evitar que a ferida piore. Vitamina C e zinco são particularmente importantes para o processo de cura e muitos pacientes se beneficiam de tomar suplementos de vitamina C e zinco, além de consumir uma dieta nutritiva, segundo a Clínica Mayo.
Prevenção
Pacientes que permanecem sentados ou deitado por longos períodos de tempo deve mudar de posição freqüentemente para ajudar a evitar feridas. Pacientes que podem mudar de peso em uma cadeira de rodas ou cama devem deslocar-se levemente a cada 15 minutos e mudar do lado esquerdo para o lado direito pelo menos uma vez a cada duas horas para ajudar a prevenir as úlceras de pressão, adverte a American Cancer Society. Manter a pele limpa e seca também pode ajudar a prevenir as feridas, e os pacientes devem ter o máximo de exercício possível para aumentar a circulação em todo o corpo.
Considerações
Enquanto o tratamento em casa pode ser suficiente para tratar a cama leve feridas no primeiro sinal de um problema, é importante para os pacientes notificar seus médicos se a dor piora ou começa a drenar o líquido.
Bed feridas acompanhadas de febre, fraqueza, confusão ou taquicardia podem ser sinais de uma infecção grave. Os pacientes que apresentam esses sintomas devem procurar atendimento médico imediato.
Os pacientes devem consultar seus médicos antes de usar analgésicos de venda livre ou cremes tópicos nas lesões da cama.