As veias da aranha também são conhecidas como nevos de aranha ou telangiectasia. Em crianças, as veias da aranha geralmente são problemas estéticos e podem ser assintomáticas ou causar desconforto leve. As veias podem ocorrer em qualquer idade e podem piorar ou retroceder, dependendo dos fatores causais e de estilo de vida. Os pais fariam bem em considerar o início, a frequência e a duração das veias da aranha antes de obter assistência médica.
Sobre as veias da aranha
Todas as veias levam o sangue do corpo de volta ao coração. Veias têm válvulas que mantêm o fluxo de sangue nessa direção. Quando as válvulas enfraquecem, o sangue pode vazar de volta para a veia, causando inchaço e desconforto nas veias. As veias da aranha são relativamente superficiais (perto da camada superior da pele) e são muito mais comuns do que as veias varicosas em crianças. Os pais devem estar cientes de que há uma tendência para problemas venosos em famílias.
Veias, garotas e saúde
Há uma tendência maior de que as garotas tenham veias de aranha, devido à flutuação dos hormônios que podem afetam a integridade dos vasos sanguíneos. No entanto, a presença de vasinhos pode não indicar nenhuma outra complicação na área da saúde. Em um estudo publicado em 1964 na revista "Pediatrics", pesquisadores estudaram 711 crianças com idades que vão desde o nascimento até os 15 anos de idade. Eles descobriram que a incidência de veias da aranha aumentou de dois para 13 anos e foi mais prevalente em meninas, mas não forneceu nenhum outro marcador em crianças saudáveis.
Veias e danos na pele
Quando eles começam a se mover independentemente, as crianças podem cair, e elas podem ter uma tendência a cair de costas. Golpes no rosto podem danificar a pele e ferir os vasos sanguíneos, levando ao desenvolvimento de veias de aranha. As crianças que recebem exposição excessiva ao sol também podem desenvolver veias de aranha. A Associação Americana de Pediatria recomenda que os pais vistam crianças menores de seis meses de idade em roupas de mangas compridas e chapéus de aba larga no verão, e usem protetor solar regularmente. As crianças pequenas devem aplicar protetor solar 30 minutos antes de se dirigir ao ar livre, mesmo que o tempo esteja nublado. Indivíduos com pele clara são mais suscetíveis ao desenvolvimento de veias aranhas faciais devido à exposição prolongada ao sol.
Veias de aranha e cepa de seio
Crianças pequenas com trato respiratório em desenvolvimento podem ser particularmente sensíveis a mudanças sazonais, bem como mofo e mofo. Além disso, crianças em ambientes de cuidados infantis podem ser expostas a muitos germes diferentes, levando a uma série contínua de resfriados. Independentemente da causa, congestão nasal prolongada pode irritar a pele e enfraquecer os vasos sanguíneos, levando ao desenvolvimento de veias da aranha ao redor do nariz e bochechas.
Veias da aranha e uso de esteróides
Os pais podem usar esteróide tópico medicamentos para tratar várias condições de pele em seus filhos, incluindo eczema e prurido. No entanto, o uso prolongado de esteróides no rosto pode diluir a pele ou levar ao desenvolvimento de acne rosácea, uma condição em que o rosto fica vermelho e os vasos sanguíneos do rosto se dilatam incontrolavelmente. Medicamentos para acne rosácea pode minimizar a vermelhidão da pele sem remover as veias da aranha. Em geral, os pais devem ter extrema cautela ao usar esteróides, procurar a menor potência possível e aplicá-la com moderação.
Obesidade e veias da aranha
A obesidade exerce pressão indevida sobre os vasos sanguíneos e pode prejudicar sua capacidade de funcionar devidamente. Embora o aumento do exercício seja uma boa estratégia para combater a obesidade, o aumento da circulação também pode impedir o acúmulo de sangue em uma região específica. Os pais também devem ser cautelosos quanto ao consumo de sódio, verificando os rótulos nutricionais dos cereais, lanches e outros alimentos preparados. Aumento dos níveis de sódio pode levar a aumento do inchaço, como o corpo mantém a água para atenuar os efeitos do sódio.
Tratamentos da veia da aranha
Os pais podem ser atraídos por cremes sem receita, mas a sua eficácia não foi comprovada em pesquisas médicas. A maioria dos cremes para as veias da aranha incluem vitamina K (para coagulação do sangue) e vitamina C (que pode fortalecer as paredes dos capilares). Para alimentos integrais de vitamina K, os pais podem procurar cereais fortificados, soja, couve-flor e verduras (especialmente espinafre, couve e couve). Fontes de alimentos integrais de vitamina C incluem frutas cítricas para crianças, como laranjas, pêssegos e morangos, além de pimentões e brócolis. Os pais que buscam resultados mais imediatos podem investigar os procedimentos médicos, que a Academia Americana de Dermatologia afirma que podem melhorar a aparência das veias da aranha em 80% a 90%. Os procedimentos incluem endereçar as veias da aranha com lasers para fazê-las desaparecer, ou usar soluções elétricas ou injetáveis para fazer com que as veias murchem e se curem. Tenha em mente que procedimentos médicos estéticos que não sejam medicamente necessários podem não estar cobertos pelo seguro de saúde.