Uma erupção cutânea que surge após o manuseio ou ingestão de frutos do mar pode indicar uma séria alergia alimentar. Se você não suspeitar de outros gatilhos conhecidos para dermatite de contato, um grupo de sintomas de alergia que afetam a pele, você deve considerar fazer um teste de alergia a moluscos. Equinodermos como ouriços do mar, moluscos como ostras e crustáceos, como camarões, podem causar reações alérgicas. Entre os crustáceos, no entanto, os crustáceos camarão, lagosta e caranguejo geram a doença mais alérgica nos americanos, segundo a Food Allergy and Anaphylaxis Network, ou FAAN.
Os sintomas da dermatite alérgica de contato incluem a pele. irritação e vermelhidão, calor e coceira. Manchas da pele podem surgir em urticária, ou inchaços levantados, ou podem formar bolhas cheias de líquido. A Universidade de Maryland Medical Center relata que estes sintomas de alergia podem aparecer imediatamente depois de tocar marisco ou até dois dias depois. As alergias a marisco ocorrem em adultos e crianças.
Se os sintomas da sua alergia estiverem limitados à pele, poderá ainda ter uma maior variedade de problemas de saúde a qualquer momento. A FAAN relata que o manuseio e cozimento do marisco permite que seus alergênicos proteicos sejam transportados pelo ar e inalados, o que pode intensificar a resposta do seu corpo. Os efeitos adicionais sobre a saúde incluem nariz escorrendo e entupido, comichão na boca e inchaço, distúrbios digestivos e episódios raros de anafilaxia, uma reação alérgica de corpo inteiro. Advertência
Se você tem alergia ao marisco, qualquer contato com o microscópico os alérgenos podem iniciar a anafilaxia, embora a condição ocorra com menos frequência do contato com a pele do que da inalação ou ingestão. Os Institutos Nacionais de Saúde aconselham uma chamada imediata para o 9-1-1 se você desenvolver sintomas adicionais de alergia de pulso anormal, fraqueza ou dificuldade para respirar. Anafilaxia pode rapidamente evoluir para perda de consciência, parada respiratória, coma e morte.
Enquanto as alergias em crianças podem ir e vir, as alergias a crustáceos geralmente permanecem por toda a vida, segundo relatórios do Instituto Nacional de Saúde. As alergias alimentares permanentes não podem ser curadas ou mesmo aliviadas com injeções de imunoterapia, colocando os pacientes com sensibilidades de moluscos sob risco contínuo de reações alérgicas anafiláticas graves.
Você pode ter erupções cutâneas de substâncias não relacionadas ao marisco, como outros alimentos ou produtos de limpeza domésticos. Consultar um médico para um diagnóstico pode identificar um problema potencialmente grave com moluscos ou descartar uma reação alérgica. Os Institutos Nacionais de Saúde observam que um teste cutâneo, exame de sangue ou dieta especial pode revelar a necessidade de remover moluscos e outros peixes do cardápio para se manter saudável.
Embora a erupção começará a desaparecer quando o contato com o marisco cessar e os alérgenos passarem de seu corpo, erupções cutâneas teimosas podem se prolongar. O Centro Médico da UM recomenda medicamentos e cremes tópicos para aliviar a irritação da pele. Preparações comerciais de creme de corticosteróide e loção de calamina tratarão inflamação e prurido.