casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Complicações do tratamento com laser endovenoso

O tratamento com laser endovenoso, ou EVT, é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar varizes, de acordo com VeinDirectory.org. Este procedimento geralmente é realizado em um consultório médico ou em um ambulatório. Durante o tratamento com laser endovenoso, uma fibra de laser é inserida através da pele e diretamente na veia afetada. O calor intenso do laser faz com que a veia dolorida entre em colapso, encolha e, eventualmente, desapareça. Este procedimento é geralmente realizado em grandes varizes nas pernas, e geralmente leva cerca de 30 minutos para ser concluído.

Flebite

Uma complicação comum associada ao tratamento com laser endovenoso é a flebite, de acordo com Charlottesville Vein Clinic em Charlottesville, Virgínia. Flebite ou tromboflebite ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma ou mais veias perto da superfície da pele, fazendo com que ela inche, de acordo com o MayoClinic.com. Pessoas com esta condição podem sentir calor, vermelhidão, sensibilidade e dor na área afetada. Flebite geralmente surge nas veias das pernas, mas também pode afetar as veias dos braços e pescoço. As pessoas que recebem tratamento com laser endovenoso podem apresentar vermelhidão e sensibilidade na pele perto das veias afetadas após o procedimento, devido à irritação, acúmulo de sangue no local do tratamento e imobilidade. Flebite geralmente melhora dentro de três a sete dias sem hospitalização. O tratamento normalmente consiste em etapas de autocuidado, como elevação da perna, aplicação de calor na área dolorida, uso de meias de apoio e uso de medicamentos anti-inflamatórios, mas, em casos graves, pode ser necessária uma cirurgia para remover uma veia varicosa dolorosa , abra uma veia obstruída ou evite que um coágulo sanguíneo solto atinja os pulmões.

Trombose Venosa Profunda

Pessoas que fazem tratamento com laser endovenoso podem apresentar trombose venosa profunda após o procedimento, de acordo com a Veia Médica e Vasectomia Centro em Nova Gales do Sul, Austrália. Trombose venosa profunda, ou TVP, ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda do corpo, geralmente na parte inferior da perna ou coxa, causando calor, sensibilidade dolorida, inflamação e vermelhidão da pele perto da veia afetada, de acordo com o Medline Plus. Em casos graves, o coágulo pode soltar-se do vaso sanguíneo e viajar para os pulmões ou para o coração, causando embolia pulmonar ou ataque cardíaco. As pessoas que fazem tratamento com laser endovenoso podem desenvolver coágulos sangüíneos ou trombose venosa profunda após o procedimento devido à inatividade, inflamação da veia e acumulação de sangue ou líquido perto do local de tratamento. O tratamento geralmente consiste em medicamentos antiinflamatórios, calor úmido, aumento da ingestão de líquidos, meias de compressão, exercícios e diluidores do sangue, mas a cirurgia pode ser necessária para dissolver ou remover grandes coágulos de veias profundas ou evitar que coágulos sanguíneos cheguem aos pulmões ou ao coração.> Tern Lumps

As pessoas que têm tratamento com laser endovenoso podem estar em risco de desenvolver caroços dolorosos perto da veia afetada. O Centro de Vasectomia e Veia Médica na Austrália afirma que podem surgir nódulos doloridos após o procedimento, como resultado de sangue aprisionado que foi coletado sob a pele e ao redor da veia tratada. O desconforto pode persistir durante as primeiras semanas após o tratamento e geralmente é um sinal de que o tratamento foi bem sucedido. Se o nódulo continuar a aumentar e a dor parecer piorar, a cirurgia pode ser necessária para reduzir a pressão, romper os coágulos sanguíneos e parar o sangramento.

Parestesia

Uma complicação comum associada ao tratamento com laser endovenoso é parestesia, ou dormência e formigamento na pele, de acordo com a Midlands Vein Clinic, do Reino Unido. Parestesia é descrita como sensação de dormência, ardor, coceira ou formigamento nas mãos, braços, pernas, coxas, pés ou outras partes do corpo, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. As pessoas que fazem tratamento com laser endovenoso podem apresentar parestesia após o procedimento devido à inatividade, irritação e inflamação nervosa e venosa perto da veia tratada. Sensação normal geralmente retorna uma vez que a inflamação e a pressão ao redor da veia tratada diminuem.