A L-Ornitina HCL é um suplemento que muitos atletas e fisiculturistas usam para ganhar vantagem atlética. Sites de suplemento dizem que a adição de pós de L-Ornitina HCL a qualquer rotina de exercícios aumenta o crescimento do tecido e leva a uma massa muscular mais magra. No entanto, estudos científicos não mostraram que isso seja verdade. Além disso, pode haver efeitos colaterais ao tomar L-Ornitina HCL. Como com qualquer suplemento, converse com seu médico antes de usar L-Ornitina HCL.
Efeitos colaterais
PureBulk, um fornecedor deste aminoácido, descreve os efeitos colaterais potenciais do suplemento, incluindo irritação gástrica, agitação e insônia . Este fornecedor diz que o produto é mais eficaz quando tomado em jejum; No entanto, o jejum pode tornar os efeitos colaterais mais graves. Indivíduos que tomam inibidores da MAO, pressão arterial ou disfunção erétil não devem tomar este suplemento devido a possíveis interações medicamentosas.
Perigos de grandes doses
De acordo com a Folha de Dados de Segurança do Material, ou MSDS, para L-Ornitina HCL , o nível de toxicidade oral aguda é de 10.270 miligramas por quilograma de peso corporal; um quilograma é de cerca de 2,2 libras. Um estudo com ratos foi usado para determinar o nível de toxicidade, mas demonstra que a toxicidade para os seres humanos provavelmente só é provável em doses muito grandes. No entanto, este suplemento é tóxico se entrar em contato com seus pulmões e membranas mucosas. Se grandes doses de L-Ornitina HCL entrarem em contato com a pele, a pele pode ficar irritada. O contato com os olhos também pode ser perigoso.
Estudos Científicos O estudo Suplementação com Ornitina e Liberação de Insulina em Fisiculturistas, publicado no "International Journal of Sports Nutrition", testou fisiculturistas para ver se a ornitina resultava na liberação de mais insulina, que é um hormônio anabólico; Este estudo não encontrou ornitina para liberar mais insulina durante os treinos. Outro estudo intitulado "Uso de aminoácidos como agentes liberadores de hormônio de crescimento por atletas" na publicação "Nutrição" descobriu que não aumentava a liberação do hormônio do crescimento com o exercício; aumento do hormônio do crescimento teria aumentado a massa muscular magra e força.
L-ornitina HCL
Os efeitos colaterais deste suplemento tendem a ser leves, e não há efeitos conhecidos a longo prazo. No entanto, quem está grávida, amamentando ou tomando medicamentos que possam reagir com este aminoácido não deve consumi-lo. Como com qualquer suplemento ou medicação, você deve consultar um médico antes de adicioná-lo à sua dieta. Embora os efeitos colaterais sejam tipicamente apenas diarréia e desconforto estomacal, não parece haver um benefício atlético ao adicionar este suplemento à sua dieta.