Você pode ver advertências em garrafas de refrigerante diet quanto aos riscos da fenilalanina. Um aminoácido essencial usado para produzir proteínas, bem como substâncias químicas do cérebro e alguns hormônios, a fenilalanina ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo carnes, laticínios e peixes. Phenylalanine representa um risco para a saúde apenas se você tem um distúrbio de saúde chamado fenilcetonúria ou se você tomar altas doses de suplementos de fenilalanina.
Fenilcetonúria e Fenilalanina
Se você tem uma doença genética conhecida como fenilcetonúria, você não deve consumir fenilalanina. Pessoas com PKU não têm uma enzima, a fenilalanina hidroxilase, que decompõe a fenilalanina em outras substâncias que o corpo necessita e usa. Se você tem PKU, os níveis de fenilalanina se acumulam em seu corpo, o que pode causar retardo mental e atrasos no desenvolvimento. Cerca de um em cada 25 mil bebês nascidos nos Estados Unidos tem PKU, de acordo com a March of Dimes. Nos Estados Unidos, todos os bebês passam por testes de PKU antes de sair do hospital. Uma dieta especial que limita a fenilalanina pode prevenir danos da PKU.
Fenilalanina suplementar
A fenilalanina suplementar pode ajudar a tratar o vitiligo, uma doença que faz com que manchas da pele percam seu pigmento. Alguns praticantes usam a fenilalanina para tratar a dor crônica ou a depressão. Tome fenilalanina suplementar apenas sob a supervisão do seu médico, os cuidados da Universidade de Maryland Medical Center. Este suplemento pode causar um aumento grave da pressão arterial se tomado com medicamentos como os inibidores da monoamina oxidase, uma classe antiga de antidepressivos. A fenilalanina também pode interferir com a levodopa, um medicamento usado para tratar a doença de Parkinson. Altas doses deste suplemento, acima de 5.000 mg por dia, podem causar danos nos nervos, alerta a UMMC. Em doses mais baixas, náuseas, dores de cabeça e azia podem ocorrer.
Aspartame e fenilalanina
O aspartame, um adoçante artificial, contém fenilalanina. Nenhuma evidência existe para apoiar alegações de que o aspartame causa vários problemas de saúde. Estudos mostram que o aspartame não causa danos ao câncer ou nervos quando tomado em doses encontradas em alimentos, de acordo com um relatório publicado na edição de 2007 da Critical Reviews in Toxicology pelo The Burdock Group, uma empresa independente de segurança alimentar e consultoria em conformidade regulatória.
Gravidez e fenilcetonúria
Cerca de 3.000 mulheres nos Estados Unidos foram tratadas por PKU quando crianças e depois interromperam a dieta de PKU na infância, seguindo as recomendações do médico na época. Se você se encaixar nessa descrição e engravidar, altos níveis de fenilalanina podem causar retardo mental ou um pequeno tamanho da cabeça, chamado microcefalia, em seu bebê. Reiniciar a dieta PKU pelo menos três meses antes de engravidar e continuar durante a gravidez pode prevenir danos causados pela fenilalanina, os relatórios de March of Dimes.