casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é o ácido glutâmico HCL?

O ácido glutâmico, ou glutamato, é um aminoácido que ocorre naturalmente no corpo. Geralmente reconhecido por seu poder como neurotransmissor, o ácido glutâmico é um cloridrato (HCL) e geralmente usado para dar sabor aos alimentos ou como um suplemento para promover a digestão.

Digestivo

Um paciente que come com mais frequência, ou consome grandes quantidades de alimentos, podem sofrer de desconforto digestivo leve a moderado, variando de gases e inchaço ao desconforto intenso. Isto é devido à supressão do ácido do estômago, pois está perpetuamente cheio, retardando a digestão. Como ajuda digestiva, o ácido glutâmico hcl pode ser usado, no entanto, o Dr. Elson M. Haas relata em seu livro "Staying Healthy with Nutrition", que outros ácidos, como betaína HCL, podem ser mais eficazes.

Dr. Haas também afirma que o uso de HCL, em uma forma de suplemento, pode ser útil para outros pacientes com baixa secreção ácida, como os diabéticos. O suplemento também pode funcionar como um suplemento anti-envelhecimento. A produção de HCL é geralmente baixa durante períodos de estresse, o que pode contribuir tanto para o envelhecimento externo, como rugas e manchas da idade; e envelhecimento interno, como doença periodontal e distúrbios digestivos.

Aditivo Alimentar

Como aditivo alimentar, o ácido glutâmico HCL é mais conhecido como MSG para o público em geral e é usado como um aditivo de sódio. Os aditivos de sódio nos alimentos tendem a causar alguma preocupação, mas na edição de março de 2003 do "Journal of Chemical Education", o Dr. Addison Ault detalha como o MSG é sintetizado naturalmente e não é motivo de preocupação.>

Dosagem de suplementos de HCL de ácido glutâmico são relativamente baixos, em torno de 500 - 1.500 mg. Os suplementos são geralmente encontrados em forma de pílula, construída a partir da substância branca em pó. Também está disponível comercialmente, como um ingrediente em muitos suplementos de proteína em pó.

Embora a suplementação com ácido glutâmico seja geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, sabe-se que os seguintes efeitos colaterais Clínica Mayo: rubor, dores de cabeça, sudorese, pressão facial, dormência, formigamento, sensação de ardor, palpitações cardíacas, náusea, fraqueza e dores no peito. Recomenda-se que aqueles que sofrem de transtornos mentais, mulheres grávidas e mulheres que estão amamentando não devem tomar suplementos glutâmicos ou alimentos com aditivos MSG.