O malato de citrulina é uma forma suplementar de l-citrulina, um aminoácido essencial encontrado em alimentos como a melancia. Este suplemento é comum na comunidade de culturismo porque se pensa que diminui a gordura corporal e promove a liberação do hormônio de crescimento humano e o aumento da massa muscular. Essas alegações não foram cientificamente comprovadas; no entanto, ensaios clínicos indicam que o malato de citrulina pode ter vários benefícios para a saúde.
Pesquisas sugerem que o malato de citrulina pode promover benefícios cardíacos em pacientes com certos tipos de insuficiência cardíaca. De acordo com um pequeno estudo de dois meses publicado em 2010 no "Cardiology Journal", a administração de citrulina melhorou a função cardíaca geral dos participantes e reduziu a pressão arterial. Os pesquisadores disseram que um estudo adicional sobre esses efeitos é necessário em um grupo maior de pessoas durante um período de tempo mais longo.
O malato de citrulina também pode ser benéfico na manutenção da força muscular e na prevenção da degradação muscular. De acordo com os resultados de um estudo em animais publicado em 2009 no "European Journal of Pharmacology", a administração de maleato de citrulina limitou a degradação do músculo esquelético na presença de uma toxina bacteriana. Pesquisadores induziram fraqueza muscular em ratos pela administração de Klebsiella pneumoniae, uma toxina bacteriana. O malato de citrulina bloqueou as propriedades tóxicas das bactérias e manteve a integridade do músculo esquelético. Mais pesquisas são necessárias para determinar se os mesmos efeitos ocorreriam em humanos.
Propriedades anti-fadiga
A pesquisa sugere que o malato de citrulina pode ajudar a combater a fadiga. Um estudo humano /animal publicado em 1991 na revista "Arzneimittelforschung" mostrou que a presença desse aminoácido estimulou o fígado e o rim a livrar o corpo de toxinas, fornecendo proteção contra doenças como a acidose. A acidose - um acúmulo de ácido no corpo - é caracterizada por respiração rápida, confusão e fadiga excessiva. O tratamento com maleato de cirulina parece proteger contra essa condição. , , ] ]