Hormônio do crescimento humano ou HGH é um hormônio peptídeo com propriedades regenerativas e anti-envelhecimento no corpo humano. Muitos procuram aumentar a produção natural do hormônio de crescimento com suplementos naturais que estimulam a glândula pituitária a liberar mais HGH. L-arginina, L-lisina, L-glutamina, GABA, mucuna pruriens e melatonina são comumente usados para aumentar a liberação de HGH.
Arginina
O aminoácido L-arginina pode estimular a replicação do Herpes vírus naqueles que já estão infectados, o que pode aumentar a frequência e gravidade dos surtos. Além disso, a arginina pode causar problemas respiratórios, inchaço, dores de cabeça, pressão arterial baixa, diarréia, dor no peito, náuseas e inchaço.
Lisina
Adição de L-lisina à L-arginina pode ajudar a controlar surtos de Herpes . No entanto, a lisina pode causar colesterol mais elevado e triglicerídeos no sangue com uso prolongado. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, cãibras, diarréia e formação de cálculo biliar.
GABA
GABA, ou ácido gama-aminobutírico, é geralmente aceito como seguro. A suplementação pode causar uma leve sensação de formigamento no rosto e no pescoço. O GABA também pode causar uma leve alteração na frequência cardíaca e nos padrões respiratórios. Esses efeitos colaterais são geralmente de curta duração e não prejudiciais. GABA também induz um efeito sedativo.
Glutamina
L-glutamina é outro aminoácido liberador de GH que tem se mostrado muito seguro, mesmo em altas doses. Os efeitos colaterais são leves e poucos; A glutamina pode causar indisposição estomacal, diarreia e /ou inchaço. Um efeito colateral raro do uso de glutamina é induzir mania em pessoas com transtorno bipolar.
Mucuna Pruriens
Mucuna pruriens, também conhecido como feijão de veludo, são naturalmente ricos em L-dopa, um importante neurotransmissor. Os efeitos colaterais podem incluir diminuição de açúcar no sangue e aumento da testosterona. Indivíduos com desequilíbrio hormonal devem consultar seus médicos porque a mucuna pruriens exibe alguns efeitos androgênicos e pode inibir o hormônio prolactina. As mulheres grávidas não devem usar pruriens mucuna, porque tem sido associada a defeitos congênitos.
Melatonina
Melatonina é o hormônio que regula os ritmos circadianos ou padrões de sono. É produzido pela glândula pineal do cérebro para preparar o corpo para o sono. Suplementação de melatonina pode causar sonolência, fadiga e depressão. Aqueles que sofrem de depressão devem evitar a melatonina, porque pode aumentar a gravidade dos episódios. A melatonina também pode induzir ataques de asma em pessoas com doença respiratória preexistente.