casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Glucomannan vs. Psyllium

Glucomanan e psyllium são ambos laxantes formadores de volume usados ​​para tratar a constipação, de acordo com a PubMed Health. Glucomanan e psyllium absorvem o líquido nos intestinos, fazendo com que ele inche, e criam fezes maiores, que são mais fáceis de passar. A Cleveland Clinic relata, embora o glucomanan tenha se mostrado promissor em pesquisas clínicas, atualmente há uma quantidade insuficiente de evidências que comprovam sua eficácia. Pelo contrário, psyllium foi encontrado benéfico, e é comumente encontrado em laxantes sem receita, como Metamucil, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Antecedentes

Glucomannan é derivado da raiz de uma planta konjac, conhecida como Amorphopallus konjac. O Psyllium vem de uma erva parecida com um arbusto chamada Plantago ovata, que cresce em todo o mundo. A Universidade de Maryland Medical Center informa que cada Plantago ovato pode produzir até 15.000 sementes das quais a casca de psyllium é derivada.

Como fibras alimentares solúveis, glucomannan e psyllium criam fezes maiores e mais volumosas quando combinadas com água. A mistura combinada causa inchaço e estimula os intestinos a se contraírem, ajudando as fezes a se moverem pelo cólon mais suavemente. Ele também facilita a passagem de fezes do corpo, pois exige menos pressão e esforço, eliminando assim a constipação.

Glucomannan também foi mostrado para reduzir os níveis de colesterol no sangue e promover a perda de peso. A PeaceHealth afirma que ensaios clínicos controlados e duplo-cegos descobriram que a suplementação com glucomanana reduziu substancialmente o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos. Os pesquisadores acreditam que o glucomanan tem o potencial de ser usado como suplemento para perda de peso, porque em estudos pequenos as pessoas perderam uma média de 5,5 lbs. quando tomar glucomannan uma hora antes de cada refeição, de acordo com um artigo publicado no "International Journal of Obesity", em 1984.

Psyllium também pode ser usado tratar a síndrome do intestino irritável, hemorróidas e outros problemas intestinais. Vários grandes estudos de base populacional também sugeriram que o aumento da ingestão de fibras pode reduzir o risco de câncer de cor; no entanto, mais estudos precisam ser realizados para confirmar esses achados.

Dosagem

A fibra purificada de glucomanana está disponível como cápsulas em pó e gelatina dura. Usando glucomanan para fins laxantes, você deve consumir 3 a 4 gramas por dia. Se você planeja reduzir os níveis de colesterol com glucomanano, leve de 4 a 13 gramas por dia. Para fins de perda de peso, 1 a 3 gramas antes de cada refeição mostrou-se eficaz na pesquisa clínica.

O psyllium vem em várias formas: pó, grânulos, cápsula, líquido e bolacha. É comumente tomado de uma a três vezes ao dia, de acordo com o PubMed Health. O pó e os grânulos de Psyllium precisam ser misturados com 8 onças de um líquido de sabor agradável, como suco de frutas, imediatamente antes do uso. Se prescrito bolachas, mastigar completamente.

Precauções

Glucomannan comprimidos não são considerados seguros porque podem causar bloqueios da garganta ou intestinos, denominado obstrução gastrointestinal. Vários países proibiram o glucomanano devido à sua alta prevalência de obstrução gastrointestinal. A Cleveland Clinic também recomenda que os diabéticos evitem tomar glucomannanm, pois isso pode interferir nos níveis de açúcar no sangue.

O psyllium pode potencialmente causar efeitos colaterais. Se tiver um ou mais dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: dificuldade em respirar, dor de estômago, dificuldade em engolir, erupção cutânea, comichão, náuseas ou vómitos. Além disso, psyllium não deve ser tomado por mais de uma semana, a menos que indicado pelo seu médico, de acordo com a Cleveland Clinic.