Os corredores parecem estar aflitos com problemas relacionados ao estômago, como cãibras e intestinos soltos, mais do que outros atletas. De acordo com Suzanne Eberle, autora de "Endurance Sports Nutrition", pelo menos 19 a 26 por cento dos corredores de maratona tiveram uma súbita vontade de fazer uma evacuação durante a corrida. O movimento saltitante de um passo em corrida é um conhecido culpado, juntamente com certos fatores dietéticos. Existem certas precauções que você pode tomar para evitar fazer uma parada apressada no banheiro durante sua próxima corrida.
Causas da diarréia
A diarreia ocorre quando alimentos ingeridos e fluidos passam muito rapidamente ou em grandes quantidades através do cólon . Em circunstâncias normais, o cólon absorve líquidos dos alimentos para criar um banco semissólido, mas sob essas condições, muita água permanece nas fezes. O movimento de saltar de correr acelera o processo de evacuações que passam através do cólon, o que pode levar à produção de fezes frequentes e soltas. Outros fatores, incluindo fluxo sanguíneo desviado para o exercício de músculos e certos líquidos e alimentos, também podem contribuir para problemas intestinais durante o exercício. Beber muitos líquidos antes de correr para evitar a desidratação, o que diminui a velocidade capacidade do corpo de digerir alimentos. De acordo com Suzanne Eberle, o exercício prolongado desvia o fluxo sanguíneo do cólon para os músculos em atividade, inibindo a digestão. Em um estado desidratado, menor volume sanguíneo aumenta ainda mais os problemas digestivos, tornando menos sangue disponível para o intestino grosso. Evite fluidos quentes que contenham cafeína, adoçantes artificiais ou bebidas esportivas que contenham um alto teor de carboidratos diretamente antes do exercício.
Alimentos e produtos lácteos fracos,
Certos alimentos, como alimentos ricos em fibras e produtos lácteos, mais tempo para o seu estômago para digerir e são susceptíveis de causar problemas se consumidos muito perto do esforço. Apontar para comer refeições uma a duas horas antes de correr. Fibra insolúvel, encontrada na maioria dos produtos de grãos integrais, deve ser evitada, pois age como um amaciante de fezes e promove evacuações. Os produtos lácteos contêm a lactose do açúcar, que é mais difícil para algumas pessoas com sensibilidade digestiva para quebrar e pode perturbar o estômago.
Dicas preventivas -
Mantenha um diário do que você consome antes de correr, tomando nota de os alimentos problemáticos que produzem movimentos intestinais durante a atividade. Fique com os alimentos que você sabe que são inofensivos antes de treinos ou corridas importantes para evitar possíveis problemas. Vestir roupas largas durante uma corrida também pode ajudar a aliviar a pressão nos intestinos. Considere conversar com seu médico sobre tomar um remédio contra diarréia antes das corridas se o problema persistir.