Movimentos intestinais são a maneira do corpo de expelir produtos residuais após o intestino remover água e nutrientes do alimento digerido. Tanto a cor quanto a consistência de suas fezes podem fornecer informações sobre sua saúde e os alimentos que você comeu naquele dia. Os movimentos intestinais regulares são uma parte importante da sua boa saúde, embora a regularidade dos movimentos intestinais varie de pessoa para pessoa.
Cor
Embora a cor das suas fezes possa mudar de um dia para o outro, todos os tons de marrom são considerados normais. Os alimentos que você come e os medicamentos que você toma podem mudar a cor das suas fezes. Comer verduras ou alimentos com corante verde pode deixar as fezes verdes, enquanto comer beterraba ou gelatina vermelha pode deixar as fezes vermelhas. Suplementos de ferro podem tornar as fezes pretas, e tomar subsalicilato de bismuto, um medicamento usado para tratar a diarréia ou perturbar o estômago, pode tornar as fezes pretas ou claras.
Regularidade
Embora tenha uma evacuação diária pode parecer ser ideal, os médicos dizem que os movimentos intestinais normais podem ocorrer com freqüência três vezes ao dia ou três vezes por semana. Cada pessoa mantém um cronograma de eliminação do intestino diferente. Quanto você bebe e come e quanto você se exercita pode afetar sua programação.
Consistência
As fezes normais têm consistência macia e não são desconfortáveis para sair do corpo. Fezes duras que são dolorosas de passar são um sinal de constipação. Se você tem constipação, você pode não ter evacuações com a freqüência que costuma fazer e pode ter dificuldade em evacuar quando o desejo é atingido. Causas comuns de constipação incluem não beber líquidos suficientes, ignorar o desejo de defecar, não ingerir fibras suficientes em sua dieta, usar laxantes regularmente ou não fazer exercícios suficientes.
Fezes aquosas e soltas comuns na diarréia podem também ser um problema. A diarréia ocorre devido a infecções bacterianas, virais ou parasitárias, intolerâncias alimentares, distúrbios intestinais e intestinais e doenças e reações a medicamentos. Embora a diarréia geralmente desapareça por conta própria, quando persistir, pode causar desidratação. A diarréia que dura mais de dois dias pode ser um sinal de um problema mais sério e a diarréia que dura pelo menos quatro semanas pode ser um sintoma de uma doença crônica.
Questões subjacentes
Embora alimentos e medicamentos possam mudar a cor de suas fezes, mudanças também podem ocorrer devido a problemas de saúde. Fezes claras ou cor de barro podem ser causadas por falta de sais biliares nas fezes ou por obstrução no ducto biliar. A bílis ajuda o corpo a digerir gorduras e excreta resíduos, como a bilirrubina, que sobraram das células vermelhas do sangue. As fezes podem aparecer verdes se você tiver diarréia. Fezes negras podem ser um sinal de sangramento em algum ponto do trato gastrointestinal, como no estômago ou no esôfago. Se as fezes parecerem vermelhas, pode estar ocorrendo sangramento no reto.