Os médicos recomendam que os pacientes bipolares evitem o consumo de substâncias cafeinadas, como o café. A cafeína interrompe os ciclos de sono dos pacientes bipolares, contribuindo para ataques de mania e hipomania. Um estudo de 2009 descobriu um achado ainda mais alarmante. Ele mostrou que beber café parece aumentar as tentativas de suicídio entre os pacientes bipolares.
Transtorno Bipolar
Transtorno bipolar, ou depressão maníaca, é uma doença mental caracterizada por ciclos de mudanças extremas de humor. A doença é genética. Um paciente bipolar geralmente tem um pai bipolar e outros parentes próximos com transtorno bipolar. Os sintomas bipolares são causados por alterações incomuns no funcionamento do cérebro, que ainda não são totalmente compreendidas. A doença não pode ser curada, mas pode ser estabilizada com medicação, psicoterapia e mudanças de estilo de vida, para que os pacientes geralmente tenham uma vida produtiva.
Uma publicação da Aliança de Depressão e Suporte Bipolar, "Food and Mood", ajuda a bipolar pacientes que procuram aconselhamento sobre bons hábitos alimentares.
Manias
Durante as manias bipolares, o humor de uma pessoa pode passar da felicidade para um estado irracional, psicose, na qual a pessoa desenvolve alucinações, vendo coisas que na verdade não estão ocorrendo , ou ilusões, como uma falsa crença de que a pessoa tem poderes sobre-humanos, acompanhados por níveis anormalmente altos de energia e insônia por dias de cada vez.
Em estados elevados mais leves, hipomanias, um paciente bipolar geralmente não tornar-se psicótico, mas pode se tornar energizado, excessivamente otimista, assumir muitos projetos e dormir muito pouco.
Depressions
Quando uma mania bipolar acaba, um paciente sai do estado elevado para normalidade ou depressão . Um paciente bipolar que entra em depressão pode experimentar uma perda gradual de energia e interesse em atividades da vida. À medida que a depressão piora, o paciente bipolar pode se tornar irracionalmente autocrítico e suicida, e algumas vezes se torna psicótico, experimentando alucinações e delírios negativos.
Efeitos da Cafeína
Os médicos sabem há muito tempo que os pacientes bipolares são afetados negativamente pela cafeína. A insônia criada pela cafeína pode ajudar a desencadear ou aumentar a mania ou a hipomania, e pode deixar os pacientes bipolares mais ansiosos e com pânico.
Um estudo italiano de 2009 de C. Baethge e vários colegas, "Café e uso de cigarros: associação com atos suicidas em 352 pacientes com transtorno bipolar da Sardenha, "examinaram os efeitos do tabagismo e do consumo de café em pacientes bipolares e descobriram um efeito ainda mais perturbador da cafeína". Os pacientes bipolares que tomavam café tinham 2,42 vezes mais chances de tentar o suicídio do que os pacientes que não tomavam café. Pacientes bipolares que fumavam eram 1,79 vezes mais propensos a tentar o suicídio do que os não fumantes.
Evitar a cafeína O estudo italiano é o primeiro relato sugerindo que a cafeína pode fazer com que pacientes bipolares tentem o suicídio. Os co-autores do estudo advertem que mesmo as substâncias legais que afetam o humor e os níveis de energia das pessoas podem ter efeitos prejudiciais em pacientes bipolares. Pacientes bipolares devem evitar o consumo de cafeína e deixar de fumar.