A diverticulose é caracterizada por divertículos - pequenas bolsas salientes encontradas na parede do cólon. Os divertículos são causados por constipação crônica. Esforçar-se para passar as fezes duras aumenta a pressão no cólon fazendo com que o revestimento intestinal se projete para fora e forme os divertículos. Alimentos ricos em fibras, como farinha de linho moída, são recomendados para pacientes com diverticulose.
Diverticulose e farinha de linho moída
O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais recomenda que pacientes com diverticulose consumam fibras dieta porque a dieta previne o desenvolvimento de diverticulose. Alimentos ricos em fibras adicionam volume às fezes e aumentam o número de evacuações, reduzindo a pressão no cólon causada por fezes endurecidas. Farelo de linho à terra é um exemplo de uma refeição rica em fibras que previne a diverticulose.
Sintomas de diverticulose e diverticulite A maioria dos pacientes com diverticulose não apresenta sintomas ou desconforto, de acordo com a Gicare.com. Alguns pacientes podem sentir dores abdominais mais baixas, excesso de gases intestinais, inchaço e constipação. Alguns pacientes com diverticulose podem desenvolver infecção e inflamação nos divertículos, uma condição denominada diverticulite. Os pacientes com diverticulite apresentam sintomas como febre, calafrios, dor abdominal, náuseas, vômitos, constipação ou diarréia e perda de peso.
Tratamentos
A fibra trata e alivia os sintomas da diverticulose, de acordo com a Gicare.com. Pacientes com diverticulose geralmente são aconselhados a consumir refeições de linho moídas e outros alimentos ricos em fibras para tratar e prevenir a condição. Os médicos podem prescrever produtos de fibra, como Citrucel e Metamucil, para pacientes que tenham problemas em obter fibras de alimentos. A diverticulite é tratada com antibióticos e analgésicos. Casos graves de diverticulite requer internação.
Complicações
A diverticulose não tratada pode levar à inflamação dos divertículos e regiões vizinhas. A inflamação do cólon pode levar à perfuração do cólon e ao vazamento do conteúdo abdominal para o espaço peritoneal, levando à peritonite e à formação de um abscesso. Bactérias do cólon também podem vazar para a corrente sanguínea e causar sépsis.