casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

A melhor dieta para a saúde do cólon

Sua dieta pode ter um grande impacto na saúde do cólon, assim como no restante do trato gastrointestinal. Sua dieta pode desempenhar um papel no risco de câncer de cólon e pólipos, bem como outras condições ou doenças relacionadas ao cólon. Consulte o seu médico sobre como sua dieta pode influenciar sua saúde do cólon antes de fazer quaisquer alterações drásticas em sua dieta.

Significando

Comer uma dieta saudável pode reduzir seus riscos para o desenvolvimento de uma ampla variedade de problemas de saúde do cólon, como como pólipos do cólon, câncer de cólon e distúrbios inflamatórios, como colite ulcerativa, doença inflamatória intestinal ou IBS e doença diverticular.

Alimentos para adicionar

Os alimentos mais importantes a serem incluídos em uma dieta que promova a saúde do cólon são aqueles que contêm grandes quantidades de fibras, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. De fato, as dietas pobres em fibras têm sido associadas ao aumento dos riscos de câncer de cólon, doença diverticular e pólipos no cólon. Consumir uma dieta rica em fibras contendo grãos integrais e muitas frutas e vegetais pode diminuir suas chances de câncer de cólon e pólipos, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Um estudo de 1999 no "American Journal of Medicine" até descobriu que a fibra dietética tinha efeitos protetores contra o câncer de cólon. Outros alimentos que podem reduzir o risco de câncer de cólon incluem tomate, vegetais crucíferos, como couve de Bruxelas, brócolis e repolho, e até café, afirma o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.

Alimentos a serem evitados

De carnes, especialmente carnes bem-feito, em sua dieta pode reduzir seus riscos de problemas de cólon, particularmente câncer de cólon, diz o sistema de saúde da Universidade de Michigan. Remoção de certos outros alimentos e bebidas, como cerveja, sal e açúcar também pode melhorar sua saúde do cólon. Você deve limitar gorduras animais de carnes e produtos lácteos graxos para reduzir os riscos de pólipos do cólon, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Em geral, evite alimentos com alto teor de gordura e alto teor calórico para promover a saúde do cólon.

Considerações

Embora essas mudanças na dieta possam melhorar um pouco a saúde do seu cólon, elas não garantem que você ganhou desenvolver uma doença ou condição relacionada ao cólon. Outros fatores como sua idade e histórico familiar podem ter um grande papel em suas chances de desenvolver câncer de cólon, pólipos e outros problemas, observa o Centro Médico da Universidade de Maryland. Exercer regularmente, controlar seu peso e abster-se de fumar cigarros pode reduzir seus riscos de problemas de cólon, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Além disso, certos suplementos podem ajudar a melhorar a saúde do cólon ou reduzir os sintomas de certas condições relacionadas ao cólon. Suplementos como o glucomanano, o psyllium, a glutationa, a melatonina ou o ácido linoléico conjugado podem ajudar a tratar os sintomas relacionados ao câncer de cólon, doença diverticular e outras condições do cólon, afirma o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Tomar ácido fólico, selênio, óleo de peixe, cálcio ou vitaminas C, D ou E também pode reduzir o risco de câncer de cólon.

Avisos

Não altere sua dieta para a saúde do cólon antes de consultar com um profissional de saúde. Você também deve conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento para tratar ou prevenir as condições do cólon. Com base em sua idade, saúde, histórico familiar e outros fatores, seu médico recomendará exames e exames de cólon. Sem essas exibições, você pode não estar ciente de que você tem um problema de cólon. Certas condições, como pólipos do cólon e câncer de cólon, muitas vezes não produzem sintomas perceptíveis, alerta o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.