O cólon, ou intestino grosso, conecta o intestino delgado ao reto. As funções primárias do cólon são absorção de água e sal e transporte de material fecal para o reto. Infecção, inflamação e anormalidades estruturais e funcionais podem causar diferentes doenças do cólon. O exame físico e os testes de diagnóstico ajudam a determinar a causa dos sintomas relacionados ao cólon, facilitando o tratamento adequado.
Diverticulose e diverticulite
Fraqueza na parede do cólon freqüentemente leva à formação de pequenos edemas em forma de bolsa chamados divertículos . A presença de divertículos no cólon é denominada diverticulose, que tipicamente ocorre em adultos mais velhos e geralmente não causa sintomas. A acumulação de material fecal nos divertículos, no entanto, pode causar infecção e inflamação, uma condição conhecida como diverticulite. O distúrbio tipicamente causa dor abdominal inferior esquerda, correspondendo à área do cólon onde os divertículos se formam mais frequentemente.
Outros sintomas podem incluir febre, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarréia ou constipação. O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais observa que a maioria dos ataques de diverticulite clara com antibióticos e uma dieta líquida de curto prazo. Complicações da diverticulite, como o desenvolvimento de um buraco no cólon, obstrução intestinal ou formação de abscesso requerem tratamento agressivo, que pode incluir cirurgia. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir ataques recorrentes de diverticulite.
Colite ulcerativa
A colite ulcerativa é uma forma de doença inflamatória intestinal, que afeta mais comumente adultos jovens. A inflamação crônica no cólon e no reto leva à formação de úlcera. Sangramento intestinal ou retal, dor abdominal e diarréia são sintomas marcantes da colite ulcerativa. Anemia e perda de peso comumente acompanham sinais e sintomas abdominais. A maioria das pessoas com colite ulcerativa vivencia períodos de atividade de doença de alto nível, conhecidos como crises, intercaladas com períodos de sintomas mínimos.
A Universidade de Maryland Medical Center observa que medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores são as formas primárias de tratamento para colite ulcerativa. A remoção cirúrgica do cólon, eventualmente, se revela necessária em cerca de 20 a 30 por cento dos pacientes com colite ulcerativa. A Cleveland Clinic relata que a síndrome do intestino irritável é um dos mais comuns de todas as doenças gastrointestinais. Síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional do cólon, ou seja, sem anormalidades estruturais, inflamatórias ou infecciosas do cólon ocorrem com a condição. Episódios recorrentes de dor abdominal que diminuem os movimentos intestinais são o principal sintoma da síndrome do intestino irritável. O distúrbio tipicamente demonstra padrões de fezes predominantes em diarréia ou constipação predominante. Os mecanismos precisos que provocam os sintomas da síndrome do intestino irritável continuam sendo uma área de pesquisa médica ativa. O consumo reduzido de alimentos produtores de gás, o aumento do consumo de fibras e o uso de agentes antidiarreicos ou laxantes podem ajudar a aliviar o desconforto. Medicamentos antidepressivos e intervenções psicossociais podem ser úteis para pessoas com síndrome do intestino irritável e doenças psiquiátricas ou estressores sociais. , , ] ]