A diverticulite pode ser uma condição muito dolorosa que pode incluir sintomas de cólicas abdominais, sensibilidade abdominal e febre. Mesmo sangramento do intestino pode ocorrer. Devido à sensibilidade das áreas inflamadas dos intestinos quando sofrem de diverticulite, as mudanças na dieta são frequentemente recomendadas. Alimentos que não digerem facilmente ou podem ficar presos no intestino geralmente devem ser eliminados. As sementes de linhaça em toda a sua forma se enquadram nesta categoria.
A diverticulite é uma inflamação do intestino grosso. No livro, "A segunda opinião de um ginecologista", o Dr. William H. Parker explica que a diverticulite se desenvolve como consequência do enfraquecimento das paredes dos intestinos, onde pequenas dobras e bolsas aparecem na parede intestinal. Essas bolsas podem capturar fezes e bactérias, e uma infecção pode resultar. É uma condição comum em homens e mulheres à medida que envelhecem, com 40 por cento das pessoas com mais de 60 anos que sofrem desta condição.
Dietoterapia
A principal maneira de tratar a diverticulite é evitar inflamação, de acordo com a nutricionista registrada Peggy Stanfield em seu livro "Nutrição e Dietoterapia". Uma dieta rica em fibras é frequentemente prescrita, incluindo farelo, grãos integrais, frutas e legumes. Pimenta e pimenta em pó, nozes e muitas vezes milho são eliminados devido à sua dureza no estômago. Semente de linhaça, embora rica em fibras, é um alimento questionável quando se trata de diverticulite devido principalmente ao seu impacto sobre a digestão.
Função Não é geralmente recomendado comer sementes inteiras se você sofre de diverticulite. Em seu livro, The Flax Cookbook, Elaine Magee, nutricionista registrada, observa que pequenas sementes de linhaça ou suas cascas geralmente não são digeridas adequadamente no trato gastrointestinal superior e, portanto, são eliminadas da dieta de pacientes com diverticulite. Esta é uma precaução contra estes pequenos pedaços ficarem alojados dentro de uma pequena bolsa nos intestinos. Sementes de linho inteiras, em particular, têm um final pontudo. Moagem da linhaça pode funcionar em certos casos.
Considerações
É importante que a diverticulite ser diagnosticada por um médico antes de sofrer qualquer alteração na dieta. Você pode precisar de medicação por prescrição para tratar essa condição. Além disso, trabalhar com um profissional de nutrição pode ser útil para determinar a melhor dieta para você se sofrer de diverticulite. Como as sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos essenciais, o ômega-3, se você não pode consumi-las, é importante obter ômega-3 de outras fontes, como peixes, principalmente porque são antiinflamatórias.