Alguns profissionais médicos acreditam que existe uma ligação entre a dieta e a síndrome de Asperger. No entanto, a terapia nutricional não deve substituir o tratamento médico. Converse com seu médico antes de fazer mudanças na dieta para controlar essa condição.
Teorias
Muitos pesquisadores médicos acreditam que os conservantes e cores e sabores artificiais encontrados em alimentos embalados e de conveniência podem agravar os sintomas da síndrome de Asperger. Dr. James F. Balch, autor de "Prescrição para Cura Nutricional". Acredita-se que o glúten, uma proteína do trigo, cevada, aveia e centeio, bem como caseína, um componente dos produtos lácteos, contribua para sintomas como dificuldade de comunicação e problemas comportamentais, segundo o site Asperger Advice. A levedura pode causar problemas no sistema nervoso e prejudicar a função cerebral, também.
Várias dietas foram desenvolvidas para crianças com síndrome de Asperger. O Dr. Balch recomenda uma dieta de entre 50% e 75% de alimentos crus, consistindo de vegetais frescos, frutas, brotos e grãos sem glúten. Como o nome sugere, a dieta livre de glúten /caseína se concentra na eliminação de alimentos que contenham glúten, bem como produtos lácteos e outros alimentos que contenham caseína, de acordo com o site Asperger Advice. A dieta livre de levedura envolve a eliminação de vários alimentos, incluindo aqueles que contêm conservantes, corantes e sabores artificiais, álcool e açúcar. Ele também restringe o consumo da maioria das frutas, alimentos ricos em carboidratos, nozes, carne, produtos lácteos e refrigerantes. Dietas projetadas para crianças com síndrome de Asperger são disse ter vários benefícios. Eles podem ajudar a reduzir o comportamento disruptivo, dando à criança afetada e aos colegas de classe maiores oportunidades de aprendizado. A eliminação de agentes aromatizantes artificiais e corantes pode ajudar a melhorar a capacidade do cérebro de receber e interpretar os impulsos nervosos. A eliminação de alimentos promotores de levedura pode fornecer benefícios como aumento de energia, humor elevado, melhora da concentração e maior capacidade de controlar o comportamento, de acordo com o site Asperger Advice.
Prognosis
Segundo o Dr. Balch, respostas As mudanças na dieta variam consideravelmente de acordo com os sintomas de cada criança e com a gravidade da síndrome de Asperger. No entanto, muitas crianças experimentam melhora leve a moderada dos sintomas após mudar para uma dieta destinada a reduzir os efeitos desse distúrbio.
Considerações de dietas especializadas para reduzir os sintomas da síndrome de Asperger podem não fornecer todos as vitaminas e minerais necessários para apoiar o crescimento saudável. Dr. Balch recomenda adicionar um suplemento multivitamínico a qualquer dieta para a síndrome de Asperger. O site da Asperger Advice também recomenda a adição de um suplemento de óleo de peixe, que contém ácidos graxos ômega 3 para apoiar a saúde do cérebro.