A colite é uma doença crônica que causa feridas abertas e inflamação no revestimento de seu reto e cólon, causando dor abdominal, esvaziamento frequente dos intestinos e diarréia. Embora os sintomas possam afetar pessoas de todas as idades, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, eles geralmente aparecem entre as idades de 15 e 30 anos e podem piorar em resposta ao estresse emocional e a comer certos alimentos. Além de tratamentos médicos, um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir a frequência ou a gravidade dos seus sintomas.
Amidos de alta fibra |
Amidos, como pães, massas e cereais, fornecem glicose - o corpo é principal fonte de energia derivada de alimentos. Alimentos ricos em fibras são um alimento básico das dietas mais saudáveis, uma vez que as fibras promovem a função digestiva e a saúde cardiovascular. Se você tem uma doença inflamatória do intestino, como colite, no entanto, alimentos ricos em fibras podem piorar o gás, inchaço e diarréia, de acordo com MayoClinic.com. Evite amidos ricos em fibras, como pão integral e massas, muffins de farelo e cereais ricos em fibras, quando seus sintomas estiverem ativos. Se os seus sintomas estão em remissão, consuma alimentos ricos em fibras em quantidades modestas e graduais, para permitir que o sistema digestivo se ajuste à hora.
Certas Frutas e Vegetais
Frutas e vegetais ricos em fibras, como alcachofras , leguminosas e framboesas, também podem exacerbar os sintomas da colite. Porque frutas e vegetais são as principais fontes de antioxidantes - nutrientes que fortalecem a capacidade do corpo de se defender contra infecções e doenças - consomem variedades que você tolera regularmente. Se o seu médico recomendar uma dieta de baixo teor de resíduos, o que reduz a atividade no trato digestivo, a Fundação Crohn e Colite da América recomenda evitar alimentos "crocantes", como frutas e vegetais crus. Frutas e legumes bem cozidos e descascados fornecem alternativas úteis. Outras frutas e legumes que podem piorar o gás incluem brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas. Como os alimentos afetam as pessoas com colite de forma diferente, observe e limite os itens que apresentam problemas.
Alimentos gordurosos
A colite pode dificultar a digestão de alimentos gordurosos e gordurosos. A absorção incompleta da gordura pode causar gases e diarreia, de acordo com o CCFA, particularmente se grande parte do seu intestino tiver sido removida cirurgicamente. Para evitar esses problemas, evite alimentos fritos, como batatas fritas, anéis de cebola e peixe frito e frango, molhos cremosos, produtos de carne de porco, carnes processadas e molhos cremosos com alto teor de gordura. Use pequenas quantidades de óleos à base de plantas em vez de manteiga, margarina ou gordura, e substitua as carnes gordas por peixes de água fria cozidos, grelhados ou grelhados, que podem fornecer benefícios antiinflamatórios.
Produtos Lácteos
Os produtos lácteos são fontes valiosas de proteína, cálcio e vitamina D. No entanto, evitando ou eliminando produtos lácteos pode melhorar a dor de gás e abdominal associada à colite, de acordo com MayoClinic.com. Se leite, iogurte, queijo e creme azedo parecem piorar seus sintomas, consuma equivalentes não lácteos. Consumir leite sem lactose ou à base de soja em vez de leite de vaca, por exemplo. Outras fontes de cálcio isentas de lactose incluem tofu, amêndoas, sumo de laranja fortificado e conservas de atum, salmão e sardinha.