A diverticulite resulta em dor abdominal, cãibras, náusea e febre. Embora a causa exata dessa condição seja desconhecida, ela provavelmente está associada à sua dieta. Quando você tem um surto de diverticulite, você deve evitar certos alimentos, mas a lista de alimentos a evitar pode variar de pessoa para pessoa.
Identificação
A diverticulose é uma condição médica na qual os divertículos, ou pequenos , bolsas salientes, formam-se em qualquer parte do sistema digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e o intestino delgado. No entanto, eles geralmente se formam no intestino grosso. A diverticulite ocorre quando essas bolsas ficam inflamadas ou infectadas. Você pode ter diverticulose, mas não experimentar um surto de diverticulite. Os médicos costumavam aconselhar os pacientes com essa condição a não comer nozes e sementes, porque esses pequenos alimentos poderiam se alojar nas bolsas, resultando em irritação e infecção. No entanto, MayoClinic.com observa que não há evidências científicas para apoiar esta teoria.
Estudo
Um estudo publicado em 2008 no "The Journal of American Medical Association" não encontrou nenhuma ligação entre comer nozes e tendo crises de diverticulite. O estudo acompanhou 47.288 homens por 18 anos. No início do estudo, nenhum dos homens apresentou complicações diverticulares. Durante o estudo de 18 anos, houve 801 novos casos de diverticulite e 383 novos casos de sangramento diverticular. No entanto, para aqueles que desenvolveram diverticulite, comer nozes, pipoca e sementes não causou sangramento diverticular ou criar complicações diverticulares. Na verdade, o estudo descobriu que os homens que consumiam mais nozes tinham um risco 20% menor de desenvolver diverticulite.
Se você tem diverticulose, os médicos recomendam comer uma dieta rica em fibras. Uma dieta rica em fibras mantém os resíduos intestinais suaves e permite que ela atravesse o cólon de forma rápida e fácil. Alimentos ricos em fibras reduzem o risco de constipação e pressão no intestino. Comer uma dieta rica em fibras pode diminuir a freqüência de surtos de diverticulite. Algumas nozes, como amêndoas, pistaches e noz-pecã, são ricas em fibras e podem ser uma parte importante de sua dieta.
Quando você tem um surto de diverticulite, seu médico pode recomendar comer uma dieta líquida clara, que inclui caldos e sucos claros. Após o surto, consuma apenas alimentos com pouca fibra e introduza lentamente a fibra de volta à sua dieta. Os disparadores de alimentos podem variar entre os indivíduos. Use um diário para rastrear sua reação a diferentes alimentos. Se você sentir que as nozes irritam sua condição e desencadeiam ataques de diverticulite, elimine-as de sua dieta.