A fermentação é um método antigo de preservação de alimentos e aprimoramento nutricional que os humanos descobriram milhares de anos atrás por meio de observação cuidadosa. Cientistas modernos determinaram que os benefícios de alimentos fermentados e bebidas incluem o suporte digestivo e melhor saúde mental. Um estudo publicado no "Journal of Physiological Anthropology" em 2014 teorizou que a fermentação aumenta o conteúdo nutricional e fitoquímico dos alimentos, levando a maiores benefícios à saúde.
Legumes e frutas
Pratos comuns de legumes fermentados incluem chucrute, ou repolho fermentado; picles ou pepinos fermentados; beterraba e rabanete; e sabor de milho. O Kimchi é um prato coreano que inclui repolho fermentado, cebola e gengibre. A Fundação Weston A. Price observa que as pessoas na China, Japão e Coréia fermentam muitas variedades de vegetais, incluindo berinjela, cenoura, abóbora e nabos, enquanto russos e poloneses fermentam pimentos, alface e tomates verdes. Embora menos comum, frutas como casca de melancia e ameixas umeboshi também podem ser fermentadas.
Alimentos Soy
Em um estudo publicado em “Food Engineering &Ingredients ”em 2008, os pesquisadores concluíram que a fermentação de alimentos de soja aumentava seu conteúdo de aminoácidos, ao mesmo tempo reduzindo seu potencial de causar reações alérgicas em humanos. Alimentos fermentados de soja incluem miso, um tipo de pasta de soja; tempeh; natto; e molho de soja - todos os alimentos utilizados regularmente na culinária asiática.
Laticínios
Alimentos fermentados, ou cultivados, laticínios têm demonstrado efeitos benéficos sobre a digestão, restaurando bactérias saudáveis no intestino. De acordo com a Integrative Health da Universidade de Michigan, eles também melhoram a digestão da lactose, ou açúcar do leite, em pessoas que sofrem de intolerância à lactose e ajudam a reduzir os sintomas de distúrbios digestivos, como a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável. Entre os alimentos lácteos fermentados mais comuns estão iogurte, kefir, creme azedo, manteiga e queijo cottage.
Fermented Beverages
O Centro Nacional de Preservação de Alimentos postula que a primeira cerveja foi feita por acidente, quando alguma cevada os grãos foram deixados na chuva e começaram a germinar. A cerveja está entre as bebidas fermentadas mais conhecidas e mais consumidas, juntamente com o vinho, que é basicamente qualquer tipo de suco de fruta fermentado. A cerveja de gengibre é outra bebida fermentada, assim como o kombuchá, que é feito a partir de chá adoçado e usado com freqüência como auxílio digestivo. , , ] ]