Problemas gastrointestinais podem ser um sintoma de uma condição médica séria, uma alergia alimentar ou um resultado de comer demais. Na maioria das vezes, você pode reduzir ou eliminar problemas gastrointestinais específicos, evitando alimentos que provocam ou pioram sua condição. No entanto, não hesite em marcar uma consulta com seu médico se os sintomas persistirem ou incluir uma mudança significativa e duradoura nos hábitos intestinais, dor abdominal incomum, fezes estreitas ou com sangue ou perda rápida de peso.
Intolerância à lactose
Dificuldade ou incapacidade de digerir o açúcar do leite pode levar a problemas gastrointestinais, como diarréia, náuseas, cólicas, inchaço no estômago e gases. Embora o grau de sintomas gastrintestinais dependa de quanto uma lactase - a enzima responsável pela digestão do açúcar do leite - o corpo produz, evitar todos os produtos lácteos é uma boa idéia até que todos os sintomas desapareçam. Alimentos especialmente ricos em lactose incluem todas as variedades de leite, iogurte natural, queijo cottage e ricota, creme azedo, creme meio a meio e pesado, sorvete e leite gelado.
Síndrome do Cólon Irritável
Quando seu intestino grosso - também chamado de intestino grosso - funciona de maneira inadequada, certos alimentos podem causar ou piorar sintomas como cãibras e inchaço, gases e crises alternadas de constipação e diarréia. Como a síndrome do intestino irritável não tem cura conhecida, quanto mais alimentos “gatilho” você eliminar da sua dieta, melhor. Culpados comuns incluem alimentos fritos, produtos lácteos, chocolate, álcool, alimentos que contenham cafeína e bebidas carbonatadas.
Doença de refluxo ácido
Azia, pressão no peito ou dor e ácido do estômago em sua boca podem ser sintomas de ácido doença de refluxo. Neste caso, certos alimentos podem fazer com que o músculo evite que os fluidos do estômago entrem no esôfago, enquanto outros aumentam a quantidade de ácido que o estômago produz, agravando a situação. A gordura é especialmente incômoda, então eliminar alimentos fritos é uma boa ideia. Outros alimentos a evitar incluem leite integral, óleo de cozinha, sopas ou molhos em creme, chocolate, frutas cítricas e sucos, cafeína e alimentos, incluindo rebuçados, que contenham hortelã-pimenta ou aroma de hortelã.
Úlceras pépticas
A úlcera péptica é uma ferida aberta que pode se desenvolver no revestimento do esôfago, do estômago ou do intestino delgado. Na melhor das hipóteses, as úlceras pépticas podem ser dolorosas e, na pior das hipóteses, podem causar hemorragias internas, uma infecção estomacal grave chamada peritonite e um acúmulo de tecido cicatricial que dificulta a passagem dos alimentos pelo trato digestivo. Reduzir a dor de estômago e outros sintomas como arrotos, náuseas, vômitos e indigestão, evitando alimentos refinados, como pão branco e massas, alimentos de conveniência que contenham ácidos graxos trans e bebidas ácidas, como café, álcool e refrigerantes. Reduza a gordura da dieta, evitando carnes vermelhas gordurosas e frituras.