Sintomas de toxicidade
Embora o corpo humano tenha sido projetado para eliminar toxinas naturalmente, alguns estudos sugerem que as toxinas podem se acumular em seus tecidos, relata Patricia Fitzgerald. , um médico de medicina homeopática. De acordo com a Universidade de Wisconsin Escola de Saúde Pública e Medicina, estas toxinas acumuladas podem resultar em problemas crônicos de saúde, como falta de sono, fadiga, depressão, ansiedade, gases, inchaço, sinusite, resfriados freqüentes, diminuição da libido, envelhecimento prematuro, pele erupções cutâneas e odor corporal.
Mudanças dietéticas
Mudar sua dieta é um componente importante de ajudar seu corpo a se livrar de toxinas. Segundo o Dr. Alejandro Junger, autor de “Clean: O Programa Revolucionário para Restaurar a Capacidade Natural do Corpo de Curar a Si Mesmo”, as toxinas são encontradas em muitos alimentos, como pesticidas, conservantes e outros aditivos. Alguns alimentos também podem causar reações que interferem com seus processos naturais de digestão e desintoxicação. Ele recomenda passar por um foco periódico de desintoxicação, no qual você elimina a ingestão de alimentos processados, trigo, laticínios, açúcar refinado, cafeína e álcool, bem como potenciais alérgenos, como amendoim, produtos de soja, ovos, tomates e morangos. Apoio de livrar seu corpo de toxinas também requer apoiar os processos naturais de desintoxicação do seu corpo, escreve o Dr. Frank Lipman, fundador e diretor do Eleven Eleven Wellness Center, em Nova York. A menos que o seu corpo efetivamente neutralize e elimine as toxinas liberadas, elas podem continuar circulando pela corrente sangüínea e voltar a entrar nos tecidos, continuando a causar danos. Ele recomenda incluir fibra dietética em sua dieta de desintoxicação para apoiar a função do fígado, e escreve que os laxantes podem ser necessários para garantir que você tenha pelo menos uma evacuação diária.
Sugestões de Sopa
Dr. Junger recomenda consumir as suas sopas de legumes cru o mais rápido possível, a fim de reter a quantidade máxima de nutrientes. Se preferir, você pode aquecer ligeiramente as suas sopas, mas o cozimento excessivo ou a fervura de vegetais pode esgotá-las de vitaminas e nutrientes. Ele recomenda purê de suas sopas para torná-las mais fáceis de digerir. E o Dr. Junger aconselha a deixar pelo menos uma janela de 12 horas entre o jantar e o café da manhã, para que seu corpo possa completar todo um ciclo de desintoxicação. Sopas à base de creme não são permitidas em um programa de desintoxicação que proíbe produtos lácteos, mas você pode adicionar o abacate a sopas para dar uma textura mais cremosa.
Considerações
Não tente qualquer tipo de dieta de desintoxicação se você está grávida ou amamentando. Dietas de desintoxicação não são adequadas para pessoas que sofrem de certas condições médicas, como diabetes, doença hepática, doença renal ou câncer avançado. Dietas de desintoxicação podem afetar a maneira como seu corpo responde a certos medicamentos. Eles também podem resultar em um agravamento temporário dos sintomas. Se você tiver efeitos colaterais como dores de cabeça, distúrbios digestivos, dores no corpo ou fadiga severa, você pode precisar modificar ou interromper sua dieta de desintoxicação. Dietas de desintoxicação a curto prazo produzem resultados a curto prazo, adverte Fitzgerald. Ela recomenda evitar dietas de desintoxicação extremas e, em vez disso, concentrar-se em receber uma ingestão ideal de nutrientes através de sua dieta diária. , , ] ]