A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa inflamação do trato gastrointestinal, afetando principalmente o íleo e o cólon. A causa e cura médica para a doença de Crohn permanece desconhecida. Os sintomas incluem diarréia, dor abdominal, falta de apetite, perda de peso, sangramento retal, febre e problemas de pele. Os objetivos do tratamento incluem controlar os sintomas que podem ocorrer como resultado da doença. Não há alimentos que, na verdade, causam danos adicionais ao intestino, mas certos alimentos podem aumentar a diarréia e as cãibras.
Produtos Lácteos
Pessoas com doença de Crohn podem achar que são intolerantes à lactose. Sintomas como diarréia, dor abdominal e gases podem melhorar com a eliminação de lactose ou produtos lácteos. Os produtos lácteos que podem não ser tolerados incluem leite, pudins, cremes, sorvetes, queijo cottage, queijos duros, sopas cremosas e outros produtos lácteos. Se a intolerância à lactose é um problema, produtos lácteos sem lactose estão disponíveis, bem como o uso de um produto enzimático antes de comer refeições que contêm produtos lácteos.
O tratamento para a doença de Crohn pode incluir evitar alimentos ricos em gordura e fritos devido à digestão ou absorção de gordura prejudicada. Uma dieta rica em gordura pode piorar a diarréia. Os alimentos ricos em gordura que podem causar problemas incluem manteiga, margarina, gordura, molhos cremosos e produtos feitos com leite integral. Outros alimentos com alto teor de gordura a serem evitados incluem alimentos fritos e rápidos, sobremesas, salgadinhos como biscoitos e batatas fritas, carnes gordurosas com a pele, óleo de palma e coco.
Alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, são geralmente saudáveis, mas com a doença de Crohn, esses alimentos podem piorar os sintomas, como diarréia, dor abdominal e gases. Cozinhar, assar, cozer ou assar legumes pode torná-los mais toleráveis. Remoção da pele e sementes de frutas e legumes ou usando frutas enlatadas também pode ser melhor tolerada. Alguns vegetais, como brócolis, couve-flor, feijão, cebola, repolho, ervilha e milho, também podem causar maiores quantidades de gás. Outros alimentos que podem causar problemas incluem nozes, pipoca e sucos de frutas, especialmente de frutas cítricas.