casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são as causas da flatulência excessiva?

A flatulência excessiva é geralmente causada por bactérias que vivem nos intestinos. Outra causa, menos comum, é a deglutição de ar excessivo. As bactérias intestinais produzem diferentes quantidades de gás, dependendo do que você come. Açúcares e polissacarídeos tendem a produzir flatulência. Se flatulência excessiva é um problema, ajustando sua dieta pode fazer uma grande diferença.

Açúcares

Certos tipos de açúcares são grandes ofensores, na medida em que causam gases excessivos e flatulência. Por causa de sua genética, algumas pessoas são incapazes, por exemplo, de digerir a lactose, o açúcar encontrado no leite, de acordo com o American College of Gastroenterology. Isso deixa o trabalho para a bactéria intestinal, e eles produzem uma quantidade substancial de gás enquanto realizam a tarefa. Frutose, um adoçante encontrado em todos os tipos de guloseimas, e sorbitol, um adoçante em itens alimentares de baixa caloria, também pode resultar em gás. Você pode reduzir o consumo de gás evitando alimentos e bebidas que contenham esses açúcares.

Amidos

Amidos podem causar gases. Eles são encontrados em alimentos como batatas, massas, pães e cereais. Alimentos integrais tendem a produzir mais gás do que produtos refinados, como o pão branco. Certas frutas e vegetais contêm amidos que não são facilmente digeridos pelo organismo e causam quantidades particularmente elevadas de gás. Repolho, feijão e cebola são exemplos.

Variação individual

Mesmo com dietas idênticas, pessoas diferentes produzem quantidades diferentes de gás. Por exemplo, algumas pessoas podem digerir a lactose e outras, porque não têm a enzima lactase, o que não pode - o que significa que o consumo de leite causará mais gás em algumas pessoas do que em outras. A quantidade e composição das bactérias intestinais também varia de pessoa para pessoa. E as pessoas são propensas a sintomas diferentes como resultado do gás. Enquanto alguns podem sofrer alguma flatulência, outros tendem a sentir inchaço ou distensão.

Considerações

Às vezes, o excesso de gás é resultado de um distúrbio. Algumas condições impedem a digestão adequada, deixando mais alimentos para as bactérias no cólon para digerir. A doença celíaca, em que o intestino delgado sofre danos sempre que você come glúten e a absorção de nutrientes é impedida, pode causar gases, assim como a insuficiência do pâncreas e a intolerância à lactose. Os tratamentos estão disponíveis para as condições ou pelo menos os seus sintomas.

Remédios estão disponíveis para a maioria das causas de excesso de flatulência. Na maioria dos casos, a solução óbvia é uma mudança na dieta, eliminando ou substituindo os alimentos que causam o gás. Mas você pode achar que essas mudanças deixam você com poucas coisas para comer. Um remédio popular é o produto de venda livre Beano, que contém a enzima alfa-D-galactosidase. Ela ajuda a quebrar certos polissacarídeos, impedindo-os de chegar ao cólon não digerido e causando gás, de acordo com a MedicineNet.