A passagem de gás é um sinal de um sistema digestivo funcionando normalmente, e o que parece excessivo pode estar bem dentro da faixa normal. Se você passar gás durante ou após nadar, você pode ajudar a prevenir e tratar a flatulência inoportuna com mudanças em seus hábitos alimentares e rotina de natação.
Todos nós fazemos isso
A pessoa média passa gás 14 vezes ao dia , relata o site da Johns Hopkins. Passar gasolina na piscina ou tomar banho depois de nadar pode torná-lo mais consciente do fato de que isso acontece; especialmente se o gás escapa na presença de outras pessoas, fazendo com que você se sinta envergonhado. Além de passar o gás depois de nadar, você também pode notar sintomas adicionais, como inchaço abdominal ou dor.
O ar que você respira
Engolir o ar quando você nada, especialmente se você nadar em um ritmo vigoroso, pode causar o desenvolvimento excessivo de gás depois. Comer rapidamente ou mascar chiclete antes de você nadar, ou usar próteses soltas também pode fazer com que você desenvolva flatulência. Certos tipos de alimentos são conhecidos por causar gases em algumas pessoas. Estes incluem vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, frutas fibrosas, como maçãs e peras, bebidas carbonatadas, trigo, feijão e laticínios. Depois de comer esses alimentos difíceis de digerir, seu corpo pode produzir excesso de gás depois de nadar. Dificuldade em digerir glúten ou lactose também pode fazer com que você experimente gás, especialmente se você nadar depois de comer uma refeição contendo esses nutrientes. O exercício físico regular, incluindo natação, pode ajudar a passagem de gás do seu corpo mais rapidamente, explica o site da Johns Hopkins. Adicionando alguns exercícios abdominais ou alterando sua rotina de natação para se concentrar em derrames como o nado de costas pode ajudar a fortalecer os músculos abdominais, reduzindo assim o excesso de gás, aconselha o site. Nadar com o rosto para o céu, em vez de ficar de frente para a água, também pode ajudar a reduzir a quantidade de água e ar que você engole enquanto nada, diminuindo também a quantidade de gás produzida pelo corpo. Seu médico pode recomendar uma medicação sem receita para tomar antes de você nadar.
Não há gatilhos
Acompanhe os alimentos que parecem acionar gás em excesso, e evite comê-los antes de nadar. Verifique com seu médico se os remédios de prevenção de gases vendidos sem receita podem ajudar a evitar o desenvolvimento de gases depois de comer certos tipos de alimentos, especialmente se você preferir nadar depois de comer uma refeição. Se você usar dentaduras, remover suas próteses antes de nadar também pode ajudar a evitar que você experimente gases, aconselha o site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais.