Gás excessivo e inchaço podem ser desconfortáveis e socialmente embaraçosos. Alguns alimentos, medicamentos como antibióticos, ar ingerido, constipação e doenças podem causar gases em excesso. Inchaço resulta quando um acúmulo de gás resulta da falta de liberação através de arroto ou flatulência, de acordo com. Gás e inchaço excessivos que são acompanhados por diarréia, sangue nas fezes, febre, perda de peso, dor abdominal e azia persistente devem ser avaliados por um médico para descartar uma causa grave.
Alimentos &Bebidas quando certos alimentos que não são digeríveis pelo intestino delgado são divididos por bactérias no intestino grosso, explica o National Digestive Diseases Information Clearinghouse. Pode haver uma falta de enzimas necessárias para digerir alguns tipos de carboidratos, incluindo certos açúcares, amidos e fibras. Açúcares como o sorbitol e o manitol, comumente encontrados em balas sem açúcar, e a rafinose, encontrada no feijão, repolho, couve-de-bruxelas e brócolis, produzem gás em excesso em algumas pessoas. A maioria dos amidos, como batatas, milho e macarrão, produzem gás. Fibra solúvel, encontrada no farelo, feijão, ervilha e frutas, também resulta em gás.
Intolerância à lactose A intolerância à lactose é uma dificuldade na digestão da lactose, o açúcar encontrado em produtos lácteos. Pessoas com intolerância à lactose não têm a enzima lactase necessária para digerir a lactose, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. Os sintomas incluem gases excessivos e inchaço, diarréia e dor abdominal após o consumo de produtos lácteos. A maioria das pessoas não precisa eliminar todos os produtos lácteos de suas dietas, diz o NICHD. Pílulas ou gotas contendo lactase para auxiliar a digestão da lactose estão disponíveis sem receita, e o leite sem lactose pode ser substituído por leite comum.
Doença Celíaca
A doença celíaca, também chamada de celíaca, causa intolerância ao glúten, a proteína encontrada trigo, cevada, centeio e aveia. Os doentes celíacos produzem anticorpos que danificam o revestimento do intestino delgado quando comem esses grãos, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manuals. Diminuição da absorção de nutrientes, possivelmente causando anemia, danos nos nervos e baixo crescimento ósseo. Os sintomas podem incluir inchaço abdominal doloroso, diarreia, perda de peso, dores de estômago e uma erupção cutânea com comichão e bolhas. Esteatorréia, ou fezes volumosas, de cor clara e com odor incomum, ocorrem em alguns pacientes. O tratamento da doença celíaca é uma dieta sem glúten. Isso pode ser difícil devido à grande variedade de alimentos que contêm glúten. Manuais Merck recomenda aconselhamento especializado de um nutricionista.
Outras causas
Comer refeições com alto teor de gordura também pode torná-lo propenso a inchaço, porque a gordura atrasa o esvaziamento do estômago e pode permitir que o excesso de gás se acumule. Estresse ou ansiedade também podem causar desconforto estomacal, e engolir o ar quando você come ou come muito rapidamente pode causar gases e arrotos. Outras condições médicas, como uma infecção intestinal, um bloqueio ou síndrome do intestino irritável, também podem aumentar a probabilidade de você desenvolver uma sensação de prazer ou sentir gás. , , ] ]