O gás no trato digestivo pode causar desconforto e até constrangimento se desencadear arrotos e flatulências recorrentes, mas não ameaça a vida. Se você está passando por um problema constante e incômodo, converse com seu médico para que ele possa trabalhar com você para determinar a causa e o melhor curso de ação para sua situação. O gás pode ser tratado limitando ou evitando os alimentos que provocam o gás, ou tomando uma enzima digestiva para reduzir o gás no aparelho digestivo. O primeiro a saber que todo mundo tem gás em certa medida. A maioria dos alimentos que contêm carboidratos tem a capacidade de causar gás. Isso ocorre porque alguns carboidratos são mal digeridos no intestino delgado e passam para o intestino grosso, onde colônias de bactérias as quebram. O processo de fermentação das bactérias cria vários gases, como o hidrogênio, o dióxido de carbono e o metano, como efeito colateral. Os sintomas mais comuns do gás são inchaço, dor abdominal, arrotos e flatulência.
Culpados comuns
Feijão; vegetais como brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas; e alimentos ricos em fibras ou ricos em amido, como trigo integral e farelo, podem causar gases. O arroz é o único alimento rico em amido que não causa gases, segundo a Johns Hopkins Medicine. O leite é outro culpado comum. Leite contém um açúcar chamado lactose que seu corpo quebra usando a enzima lactase. A lactose é mal digerida se você não tiver lactase suficiente, o que pode resultar em gás. Além disso, certas frutas, como pêras, maçãs e pêssegos, bem como doces sem açúcar, que contém álcoois de açúcar, podem causar gases.
Mudanças na dieta e suplementos
Fazer mudanças na dieta pode ajudar a controlar sintomas de gás. Por exemplo, se você perceber que obtém gás de alimentos lácteos, pode limitar sua ingestão, mudar para laticínios sem lactose ou tomar comprimidos de lactase antes das refeições que contêm laticínios para reduzir o consumo de gás. Muitos alimentos nutritivos, como vegetais, podem causar gases, e você não gostaria de restringir esses alimentos saudáveis, portanto, tomar uma ajuda digestiva de venda livre pode ser uma boa opção. A alfa-galactosidase é encontrada em farmácias e ajuda a digerir o açúcar em grãos e muitos vegetais.
Manter um diário alimentar
O primeiro passo é determinar a causa do seu gás. Manter o controle do que você come usando um diário alimentar pode ajudar. Anote o que você come e quanto depois de cada refeição e, em seguida, acompanhar quando seus sintomas surgem. Você deve conseguir identificar um padrão para ajudar a determinar o gatilho. Depois de encontrar o gatilho, você pode tentar evitar ou diminuir a ingestão do alimento ofensivo para ver se os sintomas melhoram.
, , ] ]