casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

A fruta seca pode lhe dar gás?

A passagem de gás é uma parte normal da digestão que você não pode evitar. De acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, a passagem de gás até 23 vezes por dia é normal. No entanto, vários alimentos e condições médicas podem aumentar isso para níveis anormais. Muitos tipos de frutas, secas ou não, são alguns dos principais culpados, devido ao seu teor de fibras.

Fibra Solúvel

Frutas contém fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel se transforma em um gel na presença de água, dificultando a digestão. De certa forma, isso é benéfico porque ajuda a diminuir o colesterol. No lado negativo, a dificuldade em digerir fibra solúvel envolve menos nutrientes absorvidos nos intestinos e maiores quantidades de gás. Nem todo mundo reage à comida da mesma maneira, então, para algumas pessoas, frutas secas podem não causar problemas.

Frutas secas versus frutas frescas

Existem alegações conflitantes sobre as diferenças entre frutas secas e frutas frescas. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan destaca os frutos secos como causadores de uma quantidade maior de gás do que os frutos secos. Muitos outros recursos importantes para a saúde, como o Manual Merck, listam passas e ameixas entre os alimentos que causam mais gás. No entanto, a International Nut and Dried Fruit Foundation divulgou um relatório em maio de 2011 dizendo que não há diferença essencial entre frutas secas e frescas. Citou muitos estudos científicos focalizando principalmente os benefícios nutricionais, mas nenhum dos estudos abordou o tema da flatulência em particular. O relatório levantou uma questão interessante sobre equívocos causados ​​pela diferença de peso após a secagem da fruta. Talvez haja um equívoco de que as passas, por exemplo, causam mais gás do que a quantidade equivalente de uvas. No entanto, sem estudos mais específicos, há poucas razões para contestar alegações contrárias de que as frutas secas causam mais gás. A maneira mais fácil de aliviar os problemas de gás é mudar sua dieta ou se concentrar em uma melhor digestão. . Comer rapidamente envolve geralmente engolir ar e má digestão, que são as duas principais causas do gás dietético. Qualquer alimento não digerido que atinja o intestino grosso pode causar gases. Você pode melhorar a digestão mastigando mais profundamente e engolindo quantidades menores. Outra maneira é suplementar sua dieta com enzimas digestivas, que você pode encontrar em muitas lojas de produtos naturais e farmácias. Alguns remédios sem receita não ajudam com o gás causado pela fibra, por isso não deixe de conferir o rótulo.

Causas graves de gases

Síndrome do intestino irritável e má absorção são duas condições médicas que podem levar quantidades excessivas de gás dietético. A diarreia geralmente acompanha a má absorção, e o inchaço é um sintoma característico da síndrome do intestino irritável. Se você tiver algum desses sintomas ou dor de estômago, vômitos, perda de peso, dor no peito ou fezes com sangue, entre em contato com seu médico.