A maioria das pessoas experimenta transtornos digestivos ocasionais depois de comer, como arroto, dores de gás e azia. Embora esses sintomas não sejam incomuns, eles podem indicar a presença de um problema de saúde, especialmente se ocorrerem com frequência. Identificar uma eliminação de certos alimentos pode ajudar a minimizar alguns dos gatilhos que podem levar ao desconforto digestivo. A azia é outra palavra para o refluxo ácido. Esta condição provoca uma sensação de queimação no peito, abaixo do esterno. Outros sintomas comuns incluem arroto, náusea, dor de garganta e regurgitação alimentar. Quando o esfíncter esofágico não consegue fechar o esôfago, alimentos e ácidos do estômago podem entrar no esôfago e irritar o revestimento, levando a esses sintomas. Azia ocorre mais freqüentemente logo após a ingestão, especialmente se você se debruçar ou deitar depois de uma refeição grande. Álcool, cigarros e estresse podem aumentar o risco de azia. Os medicamentos sem receita médica que contêm hidróxido de magnésio ou carbonato de cálcio podem ajudar a neutralizar os ácidos estomacais. Embora o refluxo ácido possa causar arrotos e arrotos, o gás intestinal e o inchaço geralmente ocorrem após a ingestão de ar. As dores do gás podem variar em intensidade de leve a intensa. A passagem de gás pode aliviar a dor e o desconforto do gás intestinal. Assim como a azia, o estresse e o tabagismo podem contribuir para essa condição. Outros fatores que podem desempenhar um papel incluem uma doença gastrointestinal, infecção ou bloqueio, bem como o consumo de certos alimentos.
Dieta
Certos alimentos podem aumentar o risco de desconforto digestivo. Alimentos gordurosos são uma fonte comum de desconforto digestivo, devido à sua lenta taxa de digestão. Alimentos ricos em carboidratos também podem contribuir para o seu desconforto abdominal. Os culpados comuns incluem alface, brócolis, peras, pêssegos, maçãs, couve-flor, feijão cozido, repolho e couve de Bruxelas. Beber bebidas carbonatadas, mastigar chicletes ou comer rebuçados também pode aumentar o risco de dores de gás. Se você tem intolerância à lactose, consumir produtos lácteos pode causar inchaço, gases e diarréia.
Precauções
Entre em contato com o seu médico se você tiver dores de gás recorrentes ou se você sentir azia mais do que duas vezes por semana. Azia contínua e freqüente, conhecida como doença do refluxo gastroesofágico, pode danificar o esôfago e causar úlceras ou alterações pré-cancerosas nas células. Uma condição subjacente, como a doença celíaca, pode ser responsável por seu desconforto digestivo. Manter um diário alimentar pode ajudar você e seu médico a descobrir qualquer alergia alimentar que possa contribuir para dores no peito e gases.