O US Highbush Blueberry Council, uma associação de cultivadores e empacotadores, relata que mirtilos são uma excelente fonte de vitamina C, fibra dietética e manganês, um mineral que desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos. Mirtilos também são embalados com antioxidantes que ajudam a combater moléculas prejudiciais ao DNA - chamadas de radicais livres - associadas ao envelhecimento. Se comer blueberries resultar em dor ou desconforto abdominal, você pode querer considerar uma doença digestiva como a possível culpada.
Intolerância à frutose
Pessoas que são intolerantes à frutose não têm uma enzima necessária para quebrar a frutose, um açúcar , que ocorre naturalmente na fruta. Intolerância à frutose é uma condição genética que pode levar a danos no fígado e nos rins, de acordo com MayoClinic.com. Embora as bagas tenham uma boa relação frutose-glicose que as torna amigáveis ao intestino, algumas pessoas com intolerância à frutose não toleram nem mesmo pequenas quantidades do açúcar, segundo o Dr. William Sears, professor clínico associado de pediatria da Universidade da Califórnia. Irvine, School of Medicine.
Malabsorção de frutose
A má absorção de frutose é semelhante à intolerância à frutose, mas muito mais comum e não tão grave. A má absorção ocorre quando o corpo não consegue quebrar a frutose durante a digestão. A American Gastroenterological Association, ou AGS, explica que quando a frutose atinge o intestino, uma reação com bactérias que ocorrem naturalmente gera gases que podem causar inchaço, dor, azia e outros sintomas. Se você tiver problemas para absorver a frutose, é provável que você também sinta sintomas depois de comer frutas com uma alta proporção de frutose para glicose, como ameixas, pêras, suor, cerejas, pêssegos e maçãs.
Alergia
para a AGS, as pessoas muitas vezes confundem alergias alimentares e intolerância ou má absorção. Uma reação alérgica ocorrerá dentro de alguns minutos a uma hora depois de comer a comida que causa sua dor de estômago. Os sintomas de uma alergia alimentar incluem uma sensação de comichão na boca, vómitos, diarreia e dor abdominal. Dependendo da gravidade da sua alergia, você pode experimentar uma queda na pressão arterial, asma, urticária ou eczema. Doença Digestiva
O National Digestive Diseases Information Clearinghouse informa que cerca de 60 a 70 milhões de americanos têm uma doença digestiva. De acordo com uma revisão publicada pelo American Journal of Gastroenterology em 2004 por Suzanne M. Skoog, MD, é teorizado que a frutose pode desencadear ou agravar os sintomas em pacientes com um distúrbio gastrointestinal. Prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, colite e diverticulose são condições que causam inflamação e dor no abdômen. Tratar a dor abdominal
fontes confiáveis como a AGS e MayoClinic.com concordam que se você é alérgico a mirtilos ou ter uma intolerância à frutose, a sua melhor aposta é evitar totalmente os mirtilos. Se o seu problema é uma condição digestiva, você pode evitar comer blueberries durante um surto. No entanto, devido ao alto teor de fibras dos mirtilos, de acordo com o Highbush Blueberry Council, ingeri-los aumenta o risco de desenvolver diarreia ou gases se você já tiver gastrite, colite ou outra doença digestiva.