Alimentos ricos em fibras
O gás geralmente resulta da constipação, que ocorre quando você tem menos de três evacuações por semana. As pessoas que não comem fibra suficiente - o que inclui a maioria dos americanos - estão em risco de constipação porque a fibra ajuda na função digestiva e na remoção de resíduos. Se você estiver constipado e tiver gases, tente aumentar a ingestão de fibras. As melhores fontes de fibra são frutas, legumes e grãos integrais. Apenas certifique-se de aumentar sua ingestão lentamente; comer muita fibra de uma só vez pode realmente causar gases.
Probiotics and Prebiotics
O seu intestino é o lar de uma série de bactérias amigáveis chamadas probióticos, que ajudam a combater as bactérias nocivas em seu corpo e podem prevenir doenças e melhorar a saúde digestiva. De acordo com Marcelle Pick, enfermeira de obstetrícia /ginecologista, a flora intestinal saudável ajuda a manter a digestão regular e previne o inchaço e o gás, regulando o nível de pH intestinal. Os probióticos se alimentam de prebióticos, alimentos indigestos que estimulam o crescimento das bactérias do seu intestino, portanto, ao incluir ambos em sua dieta, você pode garantir um equilíbrio saudável. Alimentos ricos em probióticos incluem iogurte com culturas vivas e ativas e alimentos fermentados como chucrute, miso e levedo de cerveja. Alimentos pré-bióticos incluem alcachofras, verdes-leão, espargos e cebola.
Ervas úteis
As ervas são usadas há milhares de anos para tratar problemas digestivos, incluindo gases no trato digestivo. A Universidade de Maryland Medical Center cita gengibre, açafrão, hortelã-pimenta e camomila como eficaz na redução do gás intestinal. Saborear seus alimentos com açafrão e gengibre, ou beber um chá feito com camomila ou hortelã após a refeição. Evite beber chá muito quente, como nutricionista registrada Natalie Egan relata que líquidos muito quentes podem causar gases.
Outras dicas úteis
Aumentar sua ingestão de líquidos pode ajudar a prevenir a constipação e gases. Se você comer mais fibras, também precisará de mais líquidos, pois a fibra absorve a água no trato digestivo. A nutricionista registrada Kristy King disse ao Huffpost Healthy Living que deixar de fumar, comer mais devagar e parar de beber com canudinho pode ajudar a reduzir a quantidade de ar que você engole para evitar o consumo de gás. Além disso, como os alimentos causadores de gases podem ser diferentes para todos, mantenha um diário alimentar e registre todos os sintomas que você possa encontrar após as refeições e o que comeu. Isso pode ajudá-lo a identificar seus alimentos desencadeantes e evitá-los.