Má absorção Quando não digerimos bem os alimentos e eles não são quebrados por nossas entranhas como deveriam, nossos corpos têm dificuldade em absorvê-las. Isso pode se manifestar como inchaço. Quando isso acontece, podemos desenvolver uma deficiência nutricional. Tornar-se deficiente em certas vitaminas ou nutrientes pode levar a uma série de problemas de saúde. Doença celíaca, fibrose cística e alergias alimentares são apenas algumas das coisas que podem levar à má absorção. Existem muitos testes de laboratório que podem ajudar a descartar a má absorção como causa de seu gás e inchaço.
Infecções
Parasitas, leveduras e bactérias podem ser introduzidas em nossas entranhas por uma variedade de meios. Muitas pessoas têm infecções intestinais e são completamente assintomáticas. A maioria das pessoas desenvolve os sintomas típicos de fadiga, náusea, diarréia, dor abdominal, gases e inchaço. Muitas infecções intestinais desaparecem por conta própria, se apenas o tempo determinado. Algumas infecções se tornam crônicas e podem causar todos os tipos de problemas, incluindo desnutrição. Através de estudos de sangue e fezes, podemos diagnosticar e tratar a maioria dessas infecções.
Cálculos biliares
Nossa vesícula biliar é um saco de armazenamento para as enzimas biliares e digestivas que são feitas pelo fígado e pelo pâncreas. Em algumas pessoas, pode conter pedras pequenas ou grandes. A presença de pedras é muitas vezes assintomática, mas às vezes pode causar os mesmos sintomas de gases, inchaço e dor. O problema com os cálculos biliares é que, se uma das pedras pequenas for empurrada para fora da vesícula biliar para dentro do pequeno tubo de drenagem (ducto biliar), o intestino delgado pode ficar preso e causar colecistite (inflamação da vesícula biliar) ou pancreatite biliar (inflamação do pâncreas). Ambas as condições são perigosas e podem exigir cirurgia.
Doença Inflamatória Intestinal
A doença inflamatória intestinal é um espectro de condições em que o sistema imunológico do organismo causa inflamação nos intestinos. A colite ulcerativa e a de Crohn são exemplos comuns. A maioria das pessoas com doença inflamatória intestinal desenvolve dor, diarréia e sangue ou muco nas fezes. No início do desenvolvimento da doença, algumas pessoas pioram o gás e o inchaço. Quando o gás e o inchaço são acompanhados por uma alteração nos intestinos, a doença inflamatória intestinal precisa ser considerada na investigação. As complicações potenciais são úlceras, desnutrição, desidratação, câncer e necessidade de cirurgia. Estes podem ser diagnosticados com exames de sangue, raios-X e estudos endoscópicos.
Obstrução intestinal
Um bloqueio nos intestinos é uma das causas mais perigosas de aumento de gases e inchaço. Se as quantidades normais de gás não puderem passar pelas entranhas porque estão bloqueadas ou comprimidas, você se sentirá mais inchado do que o normal. Bloqueio pode se desenvolver devido a coisas dentro do lúmen do intestino (como um tumor) ou coisas comprimindo o intestino do lado de fora (como uma hérnia). Normalmente, uma obstrução intestinal requer cirurgia.
Helicobacter Pylori
Há pontos de vista conflitantes sobre se a pequena bactéria chamada Helicobacter pylori, que pode viver no estômago, causa sintomas ou não. Sabemos que pode aumentar o risco de úlceras e um certo tipo de câncer de estômago, mas também pode ter um papel no gás e no inchaço. É facilmente diagnosticada e tratável, por isso deve ser descartada se você está tendo problemas.
Hérnia Hiatal
Uma hérnia hiatal ocorre quando a parte superior do estômago empurra para cima no peito, onde não pertença. Quando isso acontece, o esfíncter normal, ou válvula, na parte inferior do esôfago permanece aberto e permite livre refluxo de fluido e gás para cima. Isso pode se manifestar com o aumento do arroto e a sensação de pressão no peito. Pode levar a lesões ácidas de longa duração em nosso esôfago, o que pode causar coisas como esofagite (inflamação), estenoses ou mesmo esôfago de Barrett (uma alteração pré-cancerosa no revestimento do esôfago).
Pancreatite crônica