O gás e o inchaço são muito comuns, mas os problemas que eles causam variam de paciente para paciente. A pessoa média passa de 13 a 20 vezes por dia. Quando há excesso de gás em nossas entranhas ou não passamos o gás e ele permanece em nossas entranhas, desenvolvemos os sinais e sintomas de gases e inchaço.
Sinais
O sinal mais óbvio de excesso produção de gás é a distensão abdominal. Algumas pessoas têm uma mudança significativa no tamanho do seu abdômen de dia para dia ou até de hora em hora. Quando temos excesso de produção de gás em nossas entranhas, isso faz com que eles se distendam, e isso expele nossa parede abdominal. Nossas calças que se ajustam bem na manhã podem parecer muito apertadas até o final do dia devido a essa distensão.
O abdômen de alguns pacientes fica tão grande que parece grávido. Eu os faço medir a circunferência (distância ao redor) de seu abdômen quando eles se sentem normais e quando se sentem inchados e ver quão grande é a mudança. Isso também nos ajuda a diferenciar o gás verdadeiro e o inchaço da hipersensibilidade visceral. Na hipersensibilidade visceral, os pacientes vão achar que eles se sentem muito gasosos e inchados, mas sua circunferência abdominal não mudou.
Sintomas O que constitui os sintomas de gases e inchaço varia de paciente para paciente. Quando o gás está mais alto no trato gastrointestinal, os pacientes podem sentir excesso de arrotos. Eles às vezes sentem um aumento no refluxo esofágico ou mesmo pressão no peito. Às vezes, a pressão é suficiente para que ele possa se sentir como uma dor no coração. Quando o gás se acumula no estômago, as pessoas tendem a se sentir satisfeitas, mesmo quando não têm comida no estômago. Um dos sintomas mais comuns é cãibras ou dores agudas no abdômen. Quando os intestinos se distendem do gás, os músculos da parede dos intestinos se esticam e espasam. É o alongamento e o espasmo que sentimos. Às vezes, quando o gás se mistura com os fluidos em nossas entranhas, ouvimos sons de resmungos que chamamos de borborygmi. Quando os intestinos se esticam, também pode causar náuseas. Quando o gás é produzido no cólon, as pessoas experimentam um excesso de flatulência (peidar). O gás no cólon freqüentemente contém enxofre, que lhe dá a maior parte do seu odor. Diminuição do apetite é comum com gases e inchaço devido à distensão, plenitude e náusea.
Sinais de alerta e sintomas
Na maioria das vezes, os sintomas de gases e inchaço são benignos. No entanto, às vezes eles são sinais de alerta de algo pior. Doenças cardíacas, problemas no pâncreas, cálculos biliares, bloqueios dos intestinos com cicatrizes ou tumores, apendicite e até mesmo diverticulite (bolsas infectadas no cólon) podem se manifestar como sintomas de gases e inchaço. Se você tem algum dos seguintes, juntamente com o gás e inchaço, é importante consultar o seu médico:
dor abdominal prolongada
sangue em suas fezes ou fezes preto escuro e
mudança na cor, frequência ou tamanho de suas fezes
perda de peso inexplicada
dor no peito ou falta de ar
náuseas ou vômitos prolongados