A síndrome do intestino irritável (SII) ocorre quando os músculos intestinais que se contraem para transportar materiais residuais através do tubo digestivo entram em espasmos, causando desconforto abdominal. Quando o processo fica desequilibrado, crises alternadas de diarréia e constipação podem ocorrer (também conhecidas como cólon espástico). Os sintomas da SII também podem incluir dor abdominal, inchaço e gases. Modificações da dieta são úteis para esta condição. Não há nenhum alimento ou substância único foi mostrado para ser o único culpado em desencadeando espasmos de cólon, mas fatores dietéticos e estresse são gatilhos comuns. Evite alimentos que são conhecidos irritantes do sistema digestivo (bem como alimentos que você pode ser alérgico ou sensível), comer alimentos mais saudáveis e evitar consumir grandes refeições. Espalhe a ingestão de alimentos ao longo do dia para facilitar o manejo do cólon. Adicionar exercícios, ioga simples ou caminhar (20 minutos três vezes por semana é ideal) pode reduzir os níveis de estresse, o que pode reduzir os sintomas da SII.
O que evitar
Cafeína, álcool e alimentos condimentados são estimulantes que também podem ser poderosos irritantes do cólon. Claro, cada indivíduo reage de forma diferente, mas se você sofre de IBS, a irritação causada por esses alimentos pode levá-lo às lágrimas. A cafeína é encontrada no café (nas maiores quantidades), assim como em outros alimentos, como chá, chocolate e refrigerantes. A cafeína pode desencadear cólicas e diarréia. Alguns coquetéis demais em um jantar e escolher pimentos extras em sua pizza podem fazer a mesma coisa. Você não precisa eliminar totalmente esses alimentos, mas cortá-los é uma boa idéia.
Gorduras boas e ruins
Por ser difícil de digerir, gorduras saturadas e gorduras trans podem ser irritantes do cólon. Gorduras saturadas são tipicamente sólidas à temperatura ambiente. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans incluem manteiga e margarina, gordura, gordura de vaca, laticínios integrais e biscoitos preparados comercialmente, biscoitos, bolos de café e salgadinhos. Limite esses alimentos. Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como azeitonas e azeite de oliva ou óleo de canola, são mais saudáveis, bem como mais fáceis no sistema digestivo.
Aumentam a ingestão de ácidos graxos essenciais (EFAs), especialmente o ômega-3. ácidos graxos. Peixes gordurosos, como salmão, cavala, alabote e atum, são as melhores fontes. Nozes e manteigas, como nozes e manteiga de amendoim, abacate e sementes de linhaça esmagadas ou farinha de linhaça também são ricas em ácidos graxos ômega-3.
Ingestão de fibra Algumas pessoas que sofrem de IBS acham que aumentar a dieta a fibra piora seus sintomas. Por exemplo, se você sentir muito inchaço, gases ou diarréia (em vez de constipação), reduza sua ingestão de fibras e veja se você se sente melhor. Ajustar a ingestão de fibra leva a experimentação para aperfeiçoar. Comece adquirindo a fibra dietética principalmente de frutas, legumes e grãos inteiros (como pão de trigo integral, arroz integral e farinha de aveia).
Adicione gradualmente o psyllium (uma fonte em pó de fibra solúvel) à sua dieta. Isso pode ajudar a regular os movimentos intestinais. Comece adicionando de 1 a 2 colheres de chá por dia e gradualmente aumente para uma dose completa ao longo de um intervalo de uma semana. Psyllium em pó deve ser tomado com muitos líquidos (idealmente, 8 xícaras por dia). A dosagem do objetivo é de 1 a 3 colheres de chá., Tomadas uma vez ou duas vezes ao dia, conforme necessário. Misture o pó com água ou sumo de fruta diluído. No entanto, se piorar a diarreia, interrompa imediatamente.
Outras Modificações
Elimine os alimentos formadores de gás da sua dieta por cerca de 2 semanas. O gás e o inchaço são sintomas comuns da SII, então omitir alimentos que são conhecidos por causar ou aumentar o gás e o inchaço pode ser benéfico. Infelizmente, os alimentos "gasosos" são com frequência alimentos saudáveis e incluem feijão, ervilha, lentilha, assim como os vegetais crucíferos, brócolis, couve-flor, cebola e alho. Depois de duas semanas, gradualmente adicione esses alimentos (um de cada vez) de volta à dieta, e veja como seu corpo reage.
Adicionar chá de ervas descafeinado à sua ingestão diária, como calmante chá de camomila, pode ajudar a aliviar sintomas. Extrato de hortelã-pimenta ou chá de hortelã-pimenta também foi mostrado para ser útil para IBS. Embora muitas pessoas que sofrem de SII sejam frequentemente incomodadas pela lactose no leite, pequenas quantidades de iogurte ajudam na digestão, porque contêm culturas vivas ativas, como acidophilus, um probiótico natural. Os probióticos ajudam a alimentar as bactérias do cólon "amigáveis". Os probióticos também estão disponíveis em forma de suplemento.