Entre 10 e 20 por cento da população americana tem síndrome do intestino irritável, ou IBS, em algum momento, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Os sintomas geralmente incluem cólicas, dor abdominal, diarréia, inchaço, gases e constipação. Embora a causa não seja bem compreendida e a IBS não tenha cura, a dieta desempenha um papel importante tanto no desenvolvimento como no controle da SII.
Alimentos ricos em fibras
Comer alimentos ricos em fibras alimentares pode ajudar a melhorar os sintomas da constipação se você tiver IBS. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda a inclusão de muitas frutas frescas, vegetais e grãos integrais em sua dieta. Se o gás for um problema, limite ou evite suco de maçã, suco de uva, banana, nozes, passas e vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor. Elimine os alimentos refinados com deficiência de fibras, como pães brancos, massas e açúcar, da sua dieta.
Alimentos com baixo teor de gordura
Coma menos carnes vermelhas com alto teor de gordura; em vez disso, coma carnes magras com baixo teor de gordura, peixes de água fria - como salmão, atum ou sardinha - tofu ou feijão como sua fonte de proteína. Refeições e lanches com alto teor de gordura podem irritar o cólon, são difíceis de digerir e são mais bem tolerados quando ingeridos em pequenas quantidades, de acordo com os Serviços de Saúde para Estudantes da Universidade da Carolina do Norte. Se você comer laticínios, prefira alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura em vez de laticínios integrais.
Alimentos leves ou calmantes
Adicionar "calor" a certos alimentos é uma maneira tradicional de apimentar uma refeição, mas pode causar desconforto para aqueles que experimentam IBS. Em vez disso, alimentos de sabor com ervas amigáveis à digestão, como erva-doce, hortelã e alcaravia. Você pode não ter que eliminar seus alimentos picantes favoritos para sempre, mas é importante identificar os alimentos que causam problemas. Limite ou evite alimentos que contenham potenciais fatores desencadeantes, como molho picante, molho picante de churrasco, pimenta em pó, pimenta, alho, curry ou gengibre. Outras considerações
Embora certos alimentos possam desencadear sintomas da SII em algumas pessoas podem estar bem para os outros. Manter um diário alimentar é uma boa maneira de descobrir quais alimentos são seus gatilhos específicos para que você possa eliminá-los de sua dieta. Em geral, os alimentos adicionais que podem desencadear sintomas da SII incluem produtos lácteos, bebidas que contêm álcool ou cafeína, alimentos processados e bebidas adoçadas artificialmente.