Quase todo mundo experimentou um surto de diarréia em algum momento infeliz em sua vida. A diarréia ocasional é normal e pode ser resultado de um jantar estragado ou de um problema no estômago. A diarréia prolongada, que afeta 3 a 5% da população, de acordo com um artigo publicado em "American Family Physician" em 2011, é um jogo totalmente diferente. Se você tiver diarréia prolongada, que por definição é fezes moles que duram de duas a quatro semanas, contate seu médico para determinar a causa.
O intestino pode estar irritada
Síndrome do intestino irritável, ou IBS, é a causa mais comum de diarréia crônica em países desenvolvidos, de acordo com um artigo publicado em "American Family Physician" em 2011. Síndrome do intestino irritável é classificada como uma desordem gastrointestinal funcional, o que significa que os sintomas estão consistentemente presentes, mas nenhum dano intestinal ocorre. Outros sintomas da SII incluem dor abdominal, cólicas e desconforto. A causa da SII não é totalmente compreendida, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, e o tratamento envolve uma combinação de medicamentos, intervenção nutricional e o uso de probióticos.
O intestino pode estar inflamado
Diarréia prolongada também pode ocorrer como resultado de doença inflamatória intestinal, como doença de Crohn ou colite ulcerativa. Embora os sintomas iniciais das doens inflamatias do intestino sejam muito semelhantes aos sintomas da SII, as doens inflamatias do intestino diferem da SII porque podem ocorrer danos no intestino. A diarréia associada com doenças inflamatórias intestinais também é muitas vezes acompanhada de sangue ou pus.
Você pode ser intolerante
A diarréia prolongada é um dos sintomas mais comuns de uma intolerância alimentar. Além da diarréia, você também pode sentir inchaço, gases, diarréia e dor abdominal. A intolerância alimentar difere de uma alergia em que o primeiro provoca uma resposta digestiva, enquanto o segundo provoca uma resposta do sistema imunológico. Os sintomas de uma intolerância alimentar geralmente se desenvolvem quando o intestino é incapaz de quebrar e absorver um determinado alimento. Em alguns casos, uma intolerância alimentar faz com que o corpo libere substâncias químicas na corrente sanguínea quando entra em contato com um alimento específico. A única maneira de tratar os sintomas de uma intolerância alimentar é evitar completamente o alimento que causa o problema. As intolerâncias alimentares mais comuns incluem o glúten, a lactose, o açúcar no leite; e frutose, o açúcar na fruta.
sua medicação pode ser a culpa de
A medicação que você está tomando pode ser a culpa pela sua diarréia crônica. A diarréia é um efeito colateral de certos medicamentos, como antibióticos, laxantes, medicamentos anti-câncer e inibidores da bomba de prótons. Antiácidos que contêm magnésio também podem causar diarréia prolongada. Se você suspeitar que sua medicação está causando sua diarréia, entre em contato com seu médico. Ele pode mudar sua medicação ou mudar sua dose para corrigir os efeitos colaterais.
Você pode ter uma infecção
A maioria das infecções gastrointestinais causa diarréia aguda, mas algumas infecções bacterianas, como C. difficile e Campylobacter, e infecções parasitárias, como Giardia, tornam-se crônicas. Infecções crônicas irritam o trato digestivo, causando inflamação que pode levar à diarréia prolongada. Seu médico pode diagnosticar uma infecção crônica com testes fecais.
Considerar sua tireóide
A diarréia prolongada também pode ocorrer como resultado de uma tireóide hiperativa, ou hipertireoidismo. Quando você tem hipertireoidismo, sua glândula tireóide produz mais hormônios da tireóide do que seu corpo precisa. O excesso de hormônio interfere com o funcionamento adequado do organismo, causando diarréia, nervosismo, tremores, perda de peso, aumento do apetite, visão dupla, fraqueza muscular e batimentos cardíacos acelerados. Se você suspeitar que sua glândula tireoide pode estar funcionando de forma anormal, pergunte ao seu médico para verificar seus níveis de hormônio tireoidiano.