casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Melatonina e IBS

Síndrome do intestino irritável, ou IBS, é uma condição crônica que afeta o cólon que causa dor, inchaço, gases e cãibras no abdômen. Apesar destes sintomas dolorosos e incômodos, nenhuma lesão ou doença é evidente após o exame do cólon. O tratamento da SII geralmente envolve a prescrição de medicamentos que reduzem os sintomas. A melatonina é um suplemento que tem sido estudado por sua eficácia na redução dos sintomas da SII.

Níveis de melatonina A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Normalmente, a glândula pineal produz 0,3 mg de melatonina ou menos; pessoas com SII podem produzir quantidades inferiores às normais. Em 2010, o Dr. Shilan Mozaffari e seus colegas revisaram os estudos científicos que investigam a melatonina e sua ligação com os sintomas da SII. Dr. Mozaffari e co-autores descobriram que, em comparação com pessoas sem SII, pessoas com esta condição crônica tinham níveis significativamente mais baixos de melatonina.

Melatonina como um tratamento

Na mesma meta-análise, os pesquisadores analisaram se estudos científicos anteriores mostraram uma redução significativa nos sintomas da SII com o tratamento com melatonina. Os estudos mostraram que a melatonina reduz significativamente a dor abdominal associada à SII e que os pacientes relataram uma melhora geral dos escores da SII, que levaram em conta o número e a gravidade dos sintomas. Em pessoas com IBS, a melatonina reduziu a ansiedade e inflamação e ajudou a restaurar a motilidade intestinal das fezes através do cólon. Dosagem

Embora não haja uma dose de melatonina específica recomendada para o tratamento da SII, a Universidade de Maryland Medical Centro recomenda tomar 1 a 3 mg de melatonina cerca de uma hora antes de dormir para o tratamento da insônia. Além disso, um estudo liderado pelo Dr. W.Z. Lu mostrou que os sintomas da SII melhoraram em 88% das pessoas que tomaram 3 mg de melatonina durante a noite durante oito semanas. Como com qualquer suplemento, consulte um profissional médico antes de iniciar um regime de melatonina.

Considerações Como a melatonina ajuda a regular o ciclo natural de sono /vigília do corpo, também chamado de ritmo circadiano do corpo, um dos seus efeitos colaterais é sonolência. Se a melatonina deixa você com muito sono, a Universidade de Maryland Medical Center recomenda tomar uma dose menor e /ou tomar melatonina pouco antes de dormir. Tomar melatonina à noite evitará que o suplemento interfira com seu estado de alerta durante o dia.