A SII é uma doença crônica reconhecida por pelo menos seis meses de sintomas de dor e /ou desconforto abdominal associados à disfunção intestinal (constipação, diarréia ou ambos). A maioria com IBS também tem sintomas de "gases", e muitos têm inchaço abdominal. Comer provoca sintomas para muitos. A SII pode estar associada a outras condições gastrointestinais e de dor corporal, bem como a sintomas de sofrimento emocional.
A doença é uma disfunção, que é uma perturbação das funções e atividades normais do corpo. Sintomas e sinais são a expressão. Um sintoma é uma evidência subjetiva da doença experimentada por um indivíduo e conhecida pelos outros e pelos profissionais de saúde somente se relatada. Um sinal é evidência objetiva de doença, como sangue nas fezes ou uma massa abdominal, que pode ser reconhecida por outros e profissionais de saúde.
Descrevendo Sintomas
Existem duas ferramentas que podem ajudar os pacientes a descrever seus sintomas para os médicos:
A Bristol Stool Form Scale descreve sete tipos de fezes com uma representação visual de cada um, prontamente disponíveis na Internet. Os sete tipos são:
Tipo 1: Separe caroços duros como nozes (difíceis de passar); Tipo 2: Forma de salsicha, mas grumos; Tipo 3: como uma salsicha, mas com rachaduras na sua superfície; Tipo 4: Como uma salsicha ou cobra, suave e macia; Tipo 5: gotas suaves com bordas bem definidas (passadas facilmente); Tipo 6: Pedaços macios com bordas irregulares, um banquinho mole; Tipo 7: Aquoso, sem peças sólidas, totalmente líquido.
O MyGIHealth Mobile App é gratuito e baseado em extensa pesquisa pelo National Institutes of Health. Ele é projetado por médicos para fornecer ferramentas especializadas para pacientes avaliar e monitorar os sintomas.
Dor abdominal e desconforto
Dor abdominal na SII pode ser localizado em qualquer lugar na barriga e pode irradiar na parte superior das pernas, de volta ou peito. Muitos com IBS descrevem os sintomas como desconforto, em vez de dor.
Sintomas intestinais são a base para categorizar IBS em subtipos, e determinação do subtipo IBS é importante para a seleção dos testes de diagnóstico e tratamento adequados. estratégias. É importante determinar o padrão de sintomas do subtipo sem influência de tratamentos, como laxantes e agentes antidiarréicos. A consistência das fezes se correlaciona melhor com o reconhecimento da constipação e da diarréia do que a freqüência das fezes. Os quatro subgrupos da SII são: IBS com constipação (IBS-C), IBS com diarréia (IBS-D), IBS com alternância mista ou alternada. diarréia e constipação (IBS-M) e IBS pós infecciosa (IBS-PI). Muitos pacientes com IBS-M relatam dias sem evacuações ou com apenas fezes pequenas e duras. Estes são seguidos por períodos de múltiplas fezes de consistência variável interpretadas e relatadas como “diarréia”. A maioria desses pacientes realmente tem IBS-C, com períodos de acumulação progressiva de fezes resultando em hiperatividade e purgação intestinal. Disfunção
O reconhecimento dos sintomas da SII depende da presença de dor e /ou desconforto abdominal, bem como disfunção intestinal: melhora com defecação, início associado a uma alteração na frequência das fezes ou início associado a uma alteração na forma de fezes ou aparência. Portanto, dor abdominal sem disfunção intestinal não pode ser diagnosticada como IBS. No entanto, muitos pacientes não relatam necessariamente uma associação próxima da dor com a disfunção intestinal. Por exemplo, eles podem ter dor um dia sem disfunção intestinal. A maioria dos pacientes com SII também apresenta sintomas de gases. Os sintomas do gás incluem inchaço abdominal e flatulência, o que pode criar um mau cheiro. Pode ser normal passar flatulência até 21 vezes por dia. O sinal é a distensão abdominal, que é o real aumento.
Pelo menos 50 por cento dos pacientes com a IBS descrevem movimentos intestinais urgentes, às vezes inesperados e inconvenientes depois de comer. Diarreia, dor abdominal e inchaço abdominal e distensão são comuns. Comer estimula exageradas pequenas contrações intestinais e colônicas (motilidade ou peristalse) em um intestino hipersensível.
Embora uma verdadeira alergia alimentar seja relativamente rara em adultos, muitos pacientes com SII descrevem intolerâncias e sensibilidades alimentares, incluindo glúten (trigo, cevada e centeio), laticínios /lactose e certos carboidratos mal absorvidos.
História Natural de
IBS é uma doença crônica recorrente na maioria dos pacientes em que os sintomas podem variar ao longo do tempo em relação à localização da dor e padrão de fezes. No entanto, o número de pessoas com SII parece diminuir com a idade. Os preditores de piores desfechos incluem cirurgia prévia, maior duração da doença, múltiplos sintomas de dor corporal e ansiedade e depressão coexistentes (comórbidas). Uma vez que o diagnóstico seguro da SII tenha sido feito, o risco de um diagnóstico posterior de doença alternativa, como doença inflamatória intestinal ou câncer colorretal, é inferior a 5%.
É comum que os pacientes com SII migrem entre diferentes subtipos ao longo do tempo, mais comumente de IBS-C ou IBS-D para IBS-M. IBS-PI pode ser reativado ou exacerbado por intoxicação alimentar bacteriana. Sintomas Associados
Vários sintomas e condições comumente co-ocorrem com IBS. Estes incluem outros distúrbios gastrointestinais funcionais, ou FGIDs (como refluxo funcional e dispepsia /dor epigástrica não responsiva a redutores ácidos fortes; IBS é o FGID mais comum), síndromes somáticas, que são distúrbios da dor corporal (como cefaleias crônicas, fibromialgia e dor pélvica crônica) e estresse emocional (ansiedade e depressão).
, , ] ]