casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dor e rigidez no joelho após o exercício

A dor e a rigidez do joelho podem afetar quase todas as atividades que você possa desfrutar, desde correr uma maratona até uma caminhada no jardim de fim de semana. Tanto atletas jovens quanto profissionais experientes em esteira podem experimentar sintomas. O tratamento correto geralmente depende da causa subjacente. Determinar onde a dor começa e quando seus joelhos doem pode ajudar seu médico a prescrever a melhor terapia para você.

Anatomia do Joelho> A articulação do joelho envolve a parte inferior do osso da coxa, ou fêmur, a extremidade superior da tíbia, ou tíbia, e a patela de forma aproximadamente triangular, ou patela, que desliza em um sulco no fêmur. Seus músculos da coxa fornecem força para os joelhos. Ligamentos e tendões mantêm os ossos no lugar. A cartilagem fornece amortecimento entre os ossos, e uma membrana lisa envolve as outras superfícies internas. Este revestimento, a membrana sinovial, secreta fluido que ajuda as estruturas dos joelhos a deslizarem facilmente uma sobre a outra durante o movimento. Exercício pode causar dor e rigidez quando essas estruturas não funcionam normalmente devido a lesões, doenças, uso excessivo ou o processo de envelhecimento.

Causas

Tendões ou ligamentos danificados, artrite e infecção podem causar dor e rigidez nos joelhos depois do exercício. No entanto, os especialistas da Universidade de Maryland Medical Center observam que a localização da dor pode ajudar a identificar a causa. Por exemplo, a bursite e a artrite geralmente causam dor na porção anterior do joelho. Quando os sintomas se originam nas laterais do joelho, o médico pode suspeitar de ligamentos lesados. Essas lesões geralmente ocorrem durante esportes que exigem que você gire rapidamente, como tênis ou basquete. Se o desconforto e rigidez do joelho parecem piorar gradualmente com a idade e todo o joelho parece afetado poucas horas após o exercício, a osteoartrite pode ser a causa.

Os médicos geralmente prescrevem uma combinação de terapias para o tratamento. dor e rigidez no joelho. Se o seu médico suspeitar do uso excessivo, ele pode sugerir que você mude de corrida para andar de bicicleta ou nadar. As lesões ligamentares geralmente exigem repouso completo por um tempo e, em seguida, um retorno lento à atividade. Se a lesão for grave, no entanto, você pode precisar de cirurgia. Suspensórios ou cintas especialmente projetados geralmente melhoram o alinhamento do joelho, o que pode diminuir a dor. Exercícios de fortalecimento e alongamento para as coxas, quadríceps e isquiotibiais ajudam a proteger as articulações dos joelhos. Se você está com sobrepeso e tem artrite nos joelhos, os especialistas da Arthritis Foundation apontam que a perda de peso pode ajudar a evitar a cirurgia de substituição do joelho.

Considerações

Os profissionais de saúde da Kids Health, da Nemours, observam que desequilíbrio de força muscular em comparação com a flexibilidade pode aumentar o risco de lesão no joelho ou inflamação de uso excessivo. Eles recomendam combinar programas gerais de fortalecimento, alongamento e condicionamento com esportes para ajudar a prevenir lesões. Esportes que exigem muito salto ou giro frequente, como vôlei ou basquete, podem exigir treinamento extra para proteger os joelhos. Por exemplo, aterrissar com os joelhos flexionados ou usar as articulações dos quadris para agachar e mover lateralmente tirará a pressão dos ligamentos dos joelhos.

Advertência

A dor e rigidez diminutas no joelho geralmente respondem bem aos tratamentos em casa inclua descanso, modificação de suas rotinas de exercícios ou medicamentos anti-inflamatórios sem receita médica. No entanto, os profissionais da Clínica Mayo sugerem que você consulte um médico o mais rápido possível se desenvolver uma dor severa no joelho que impeça você de ter peso, ver uma deformidade óbvia no joelho ou perceber um inchaço significativo. Agravamento da dor, febre, calor e vermelhidão na articulação do joelho também exigem atenção médica imediata, uma vez que esses sintomas podem indicar infecção.