Cotovelo e dor no joelho depois de ter o seu bebé tem várias causas possíveis. Na maioria dos casos, o tratamento é fácil de realizar em casa e não requer cuidados médicos. No entanto, se a dor não diminuir dentro de alguns dias, entre em contato com seu médico para descartar uma condição de saúde subjacente. Enquanto isso, cuidar de seus joelhos e cotovelos em casa reduz a dor e acelera a cura.
Relaxina
Relaxina é um hormônio que o corpo produz durante a gravidez. Ele relaxa os músculos pélvicos, articulações e ligamentos, facilitando o parto. O hormônio também produz efeitos de relaxamento semelhantes em todo o corpo. Relaxin não desaparece quando você entrega; seus efeitos podem ser sentidos por várias semanas depois. A elasticidade contínua em suas articulações é um fator na dor no joelho e no cotovelo no tempo após o nascimento do bebê.
Causas
Vários fatores contribuem para a dor no joelho e no cotovelo após o nascimento do bebê. Se você voltar a se exercitar cedo demais ou se exercitar em alta intensidade, poderá forçar ou torcer o joelho ou o cotovelo. O movimento repetido de pegar seu bebê, abaixá-la e balançá-la é outra possível causa de dor no cotovelo. Relaxin contribui para articulações instáveis, o que aumenta o risco de ferir os cotovelos ou joelhos durante as atividades cotidianas que de outra forma não seriam preocupantes. Tome cuidado extra nas semanas após o nascimento do bebê para reduzir a dor e a possibilidade de se machucar.
Os analgésicos de venda livre geralmente são eficazes para aliviar o desconforto e a inflamação na área afetada. . Descanse o joelho ou o cotovelo com a maior frequência possível, o que ajuda na recuperação e evita a exacerbação da dor. O gelo entorpece a área, reduzindo a dor e o inchaço. O site da Clínica Mayo recomenda aplicar gelo na área dolorida por 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia. Se os remédios caseiros não fornecerem alívio ou a dor persistir por vários dias, entre em contato com seu médico.
Considerações
Em alguns casos, a dor no joelho ou no cotovelo indica um problema de saúde mais sério. À medida que você se recupera do parto, a relaxina em seu corpo torna suas articulações, músculos e ligamentos mais soltos. Se você cair ou escorregar, o risco de ferimentos é maior do que o habitual. Uma fratura no osso do cotovelo ou joelho pode estar contribuindo para a dor. Outros distúrbios de saúde podem causar dor no cotovelo e no joelho. Enquanto a gravidez e o parto não causam esses distúrbios, você pode começar a sentir a dor ao mesmo tempo. Como as dores no cotovelo e no joelho são, por vezes, sentidas durante a gravidez e no período pós-parto, você pode escrever a dor como parte do processo. Contacte o seu médico para obter assistência para determinar um diagnóstico.