Como funciona o Botox -
Botox é injetado diretamente na articulação do joelho para aliviar a dor. A mesma bactéria que causa o botulismo enfraquece ou paralisa o músculo no local da injeção, embora não tenha efeito sobre os músculos adjacentes, que continuam a manter a força e a função física normal. A toxina botulínica liga-se às terminações nervosas motoras dos músculos, bloqueando a liberação de acetilcolina, a substância química que faz com que os músculos contraiam.
Usos
Para os pacientes que sofrem de osteoartrite do joelho, injeções de Botox no joelho funcionam mirando nervos de dor dentro da articulação do joelho. As injeções também podem reduzir a inflamação relacionada aos nervos dos músculos ao redor do joelho. Os reumatologistas da Mayo Clinic apontam que, embora ainda não esteja claro como esse tratamento pode ser eficaz, um número crescente de pesquisas indica resultados encorajadores.
Procedimentos
Os médicos usam um aparelho especial de ultra-som para guiar uma pequena agulha que injeta Botox na cavidade articular do joelho com artrite, que é preenchida com líquido sinovial. A toxina botulica pode ser administrada sem anestesia; Portanto, uma pessoa pode sentir algum desconforto menor à medida que o Botox é injetado. O tratamento leva apenas alguns minutos, mas pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de dores severas de artrite nos joelhos. Uma desvantagem é que as injeções são caras e não são cobertas pela maioria dos planos de saúde. Embora o custo dos tratamentos de Botox possa variar dependendo de fatores como a localização da clínica, as qualificações do médico e o número de injeções administradas, em 25 de agosto de 2009, um frasco de Botox custou mais de US $ 1.000. De acordo com pesquisadores da Universidade de Minnesota em Minneapolis, as injeções de Botox como tratamento local da dor para a osteoartrite que afeta o joelho podem eventualmente substituir medicamentos orais, que são conhecidos por causar sérios efeitos colaterais sistêmicos em algumas pessoas. Marlen L. Mahowald, MD, professor de medicina na Universidade de Minnesota em Minneapolis e investigador principal do estudo, está otimista de que o tratamento com Botox possa atrasar a necessidade de cirurgia no joelho em alguns pacientes. Depois de apenas três meses, os participantes do ensaio clínico de 2007 relataram significativamente menos dor, melhor amplitude de movimento e melhor função do joelho após o tratamento com Botox.
Efeitos colaterais
No passado, alguns pacientes relataram fraqueza muscular quando injetados com Botox para tratar a distonia cervical, uma condição em que uma pessoa sofre rigidez muscular e espasmos do pescoço. No entanto, nenhum desses efeitos colaterais foram relatados quando o Botox foi usado como um tratamento para aliviar a dor e a inflamação associada à artrite. Mahowald, que também é chefe da seção de Reumatologia do Centro Médico de Minneapolis VA, ressalta que uma razão pela qual nenhuma reação adversa foi relatada pode ser que uma dose tão pequena seja usada.
Potencialidade benefícios positivos de tratamentos de Botox para dor articular refratária, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia e segurança do medicamento quando injetado em articulações doloridas. No entanto, os resultados de estudos preliminares anteriores apresentados no Encontro Científico Anual do Colégio Americano de Reumatologia de 2006 em Washington, D.C., identificam o potencial das injeções de Botox como um método de alívio da dor para aqueles que sofrem de dor crônica nas articulações do joelho. O botox pode ser outra opção viável para o tratamento da artrite, especialmente para aqueles que não são candidatos à cirurgia de substituição total do joelho.
, , ] ]